Assembléia escolhe hoje novo conselheiro do TC
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de março de 2006
Andréa Bordinhão<br> Equipe da Folha 
Curitiba - A eleição para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas (TC) do Estado promete movimentar hoje a Assembléia Legislativa. Vinte candidatos disputam a vaga que, de acordo com a Constituição Estadual, pertence ao Poder Legislativo e por isso o nome será escolhido em votação entre os deputados estaduais. O candidato mais forte é o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB). Porém, apesar do favoritismo, ontem era consenso na Assembléia a opinião de que Pessuti não deve conseguir a votação da maioria dos parlamentares presentes no plenário e por isso deve haver segundo turno.
''Certamente deve haver segundo turno'', afirmou o presidente da Casa, deputado Hermas Brandão (PSDB). A mesma frase foi repetida diversas vezes por parlamentares dos mais diversos partidos, inclusive do PMDB. Além de Pessuti os nomes considerados mais fortes são do deputado Durval Amaral (PFL) e da procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dora Lúcia de Lima Bertulho. O deputado Mário Sérgio Bradock (PMDB) também concorre ao cargo e por isso até arrumou encrenca com membros do partido já que o candidato oficial é o vice-governador.
O segundo turno deve acontecer porque a bancada do PT está dividida. Pelo menos três deputados do partido não devem votar no vice-governador. Já o PSDB, segundo o presidente do partido, deputado Valdir Rossoni, não fechou questão em cima de um nome. Uma reunião da bancada do PMDB está marcada para hoje de manhã para discutir a questão. Entretanto, Bradock afirmou que não vai comparecer. ''O governo olhou o partido? Não gosto de cabresto. Não sou cavalo. Não sei como vai ser meu voto no segundo turno se eu não ganhar. Guerra é guerra. Eles não queriam me enquadrar?'', ameaçou o deputado. ''A eleição do TC pode ser um aviso de como vai ser a campanha esse ano'', completou.
O presidente da Comissão que avaliou se os candidatos eram ou não aptos para concorrer à votação no plenário, deputado Élio Rush (PFL), afirmou que dos 24 concorrentes iniciais dois retiraram a candidatura e dois não apareceram na entrevista. ''Os demais preencheram os requisitos'', afirmou. Para vencer no primeiro turno o candidato deve conseguir o voto da maioria absoluta dos deputados presentes na sessão.


