Assembléia abre
inscrições para
conselheiro do TC
A Assembléia Legislativa vai abrir na próxima segunda-feira as inscrições para o preenchimento de uma das vagas de conselheiro no Tribunal de Contas (TC) do Paraná. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Casa, Nelson Justus (PTB), e confirmado pelo secretário-geral Hermas Brandão (PTB). A mesa executiva pretendia se reunir em Curitiba, no final da tarde, para acertar os detalhes da seleção.
Nelson Justus quer instituir uma espécie de sabatina para avaliar os candidatos à vaga. ‘‘Uma comissão especial integrada por cinco deputados vai considerar ou não os candidatos como aptos à disputa’’, explicou o deputado. A mesa executiva definiria ainda o prazo médio para o processo de seleção. Até o momento, apenas o deputado estadual Basílio Zanusso (PFL) colocou-se como candidato oficial.
Zanusso tem o respaldo de 36 deputados. O requerimento, colocando sua candidatura, aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão se reuniu ontem, mas a matéria não entrou em pauta. Além de Zanusso, o secretário dos Transportes, Heinz Herwig, já manifestou interesse em disputar a indicação, representando o Palácio Iguaçu. Quem escolhe os conselheiros do Tribunal são os deputados estaduais.
O salário médio pago a um conselheiro do TC é de R$ 8 mil, fora mordomias. Existem sete cadeiras no TC do Paraná. A disputada por Zanusso está vaga desde o final do ano passado. Em maio, mais uma cadeira fica sem titular. O conselheiro João Féder está na iminência de se aposentar. O preenchimento desta vaga promete ser polêmico. Os procuradores do TC avocam para si o direito de ficar com a cadeira.(L.D.)