O presidente do MDB no Paraná, o ex-deputado federal João Arruda confirmou neste domingo (9) que não é mais o pré-candidato a prefeito de Curitiba. Ele vai abrir mão da sua vaga no partido para o ex-governador e ex-senador Roberto Requião, que é tio dele. "Confesso que fui surpreendido com a decisão, mas fico contente que aos 78 anos de idade ele ainda tenha disposição e energia para encarar uma eleição na capital" disse à FOLHA ao informar que vai trabalhar para que o ex-senador tenha sucesso nas eleições de outubro. "Com a liderança e o histórico do Requião, não faz sentido termos outro pré-candidato", completou.

Imagem ilustrativa da imagem Arruda dá lugar a Requião na disputa à Prefeitura de Curitiba
| Foto: Agência Senado

Requião foi prefeito de Curitiba há mais de 30 anos (1986-1989), o primeiro depois da Ditadura Militar. Em 1991 foi eleito governador. Em 1994 foi eleito senador e em 2002 voltou ao Palácio Iguaçu para dois mandatos consecutivos. Retornou ao Senado em 2010, mas em 2018 ficou em terceiro lugar ao ser surpreendido com a derrota nas urnas após liderar as pesquisas de intenção de voto.

Imagem ilustrativa da imagem Arruda dá lugar a Requião na disputa à Prefeitura de Curitiba
| Foto: arquivo FOLHA

João Arruda foi candidato a governador em 2018 e ficou em terceiro lugar. O ex-deputado é hoje o coordenar do plano de governo emedebista para chapa de vereadores e prefeitos nas 399 cidades do Paraná. "O João Arruda está integralmente voltado ao plano de governo. Ele, inclusive, pode ser candidato a vereador para fortalecer a chapa de vereadores em Curitiba", disse o presidente do MDB na capital, Rogério Carboni.

Nesta segunda-feira (10), a partir das 17h, o MDB fará uma reunião em Curitiba para avaliar o novo quadro sucessório na capital paranaense. Em Londrina, o partido ainda não bateu o martelo, mas o objetivo é de candidatura própria. Na sexta-feira (7) parte de integrantes sigla embarcou na pré-candidatura do delegado aposentado Nelson Aguila Misuta, mas segundo Arruda não há nada definido na cidade. O MDB é o partido do atual vice-prefeito de Londrina, João Mendonça.