O presidente do PSB, Miguel Arraes, disse ontem que o candidato das esquerdas à Presidência da República é Luiz Inácio Lula da Silva. ‘‘Não estamos cogitando um candidato que não seja Lula, que é uma figura também das nossas forças’’, disse. ‘‘Mas nossa intenção é ampliar o campo de influência das esquerdas e das forças populares do País.’ Arraes afirmou que o tucano Ciro Gomes, que tem conversado com integrantes de partidos de esquerda e também defende a formação de uma aliança de centro-esquerda, não deve ingressar no PSB. ‘‘O Ciro Gomes declarou que não é socialista’’, lembrou o governador. ‘‘Ele não vai aderir a um partido socialista.’
Com o objetivo de articular essa frente partidária em nível nacional, os presidentes dos principais partidos de esquerda - PT, PDT, PSB, PC do B e PPS - vão se reunir na quinta-feira (25), em Brasília. Antes disso, Arraes reúne-se com Lula e o presidente do PT, José Dirceu, no Recife.
Erundina Ao se filiar ontem ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina disse que se sentia ‘‘em família’’. Ao seu lado, estavam as principais lideranças do partido: o presidente da legenda, governador Miguel Arraes (PE), o vice-presidente, governador João Capiberibe (AP) e o deputado Fernando Lyra (PE, entre outros. Em seu discurso, Erundina afirmou considerar ‘‘um prêmio’’ o fato de estar no mesmo partido que Arraes. A cerimônia aconteceu no hall monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo.
A ex-prefeita ressaltou que seu ingresso no partido não compromete seus compromissos políticos doutrinários. ‘‘No PT estava sem espaço de intervenção política’’, justificou. ‘‘No PSB vou reafirmar meus compromissos e procurar influenciar nas decisões, inclusive nas bases.’ Erundina disse que é cedo para definir candidaturas, mas não descartou a possibilidade de concorrer ao governo do Estado. ‘‘Me coloco à disposição não só do PSB, mas dos partidos de esquerda e centro esquerda’’, afirmou. ‘‘Não estou me colocando, mas não descarto a possibilidade porque quero participar do jogo político.’

mockup