A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou ontem, em segundo turno, o projeto de lei do vereador Ivo de Bassi (PTB), assinado por outros cinco vereadores, que obriga motocicletas utilizadas no serviço de moto-táxi e moto-entrega a ter equipamento de segurança tipo antena, que protege o condutor de linhas com cerol, fios e cabos aéreos. Antes da aprovação por unanimidade, os vereadores ouviram as explicações do relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Rodrigo Manoel dos Santos, favorável à matéria.
Antes mesmo de acontecer a primeira votação, em maio, os vereadores tiveram que derrubar o parecer contrário da Comissão de Justiça ao projeto. Segundo a comissão, a matéria apresentava similaridade com uma norma já estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O parecer foi derrubado porque o vereador autor da matéria ressaltou que uma lei seria ''mais importante'' do que a norma já existente.
O projeto aprovado define que os equipamentos deverão estar regularmente testados e aprovados pelos órgãos técnicos competentes, e que caberá à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estabelecer o valor da multa para o condutor que não estiver com o equipamento, bem como definir as regras e o prazo para cumprimento da lei. O projeto segue para análise do Executivo.

mockup