Imagem ilustrativa da imagem Aprovado em 2º turno: vereadores eleitos herdarão redução salarial em Assaí
| Foto: arquivo FOLHA

Foi aprovado em segunda discussão por unanimidade pela Câmara Municipal de Assaí na noite desta terça-feira (1º), o projeto de lei que prevê a redução dos salários dos vereadores de R$ 6.193,00 para R$ 1.490,00 a partir de 2025. Após o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro, a proposta partiu dos atuais parlamentares que não foram reeleitos.

Além da redução dos salários, o projeto de lei aprovado em dois turnos propõe suprimir cargos comissionados e orçamento para diárias de vereadores a partir de 2025. Na prática, extingue os únicos dois cargos em comissão na estrutura administrativa da Câmara Municipal.

Em entrevista à FOLHA, o presidente Câmara, Amarildo Aparecido Correia (PSB), negou que a medida seja uma represália por conta do fracasso dos atuais parlamentares nas urnas. No entanto, chegou a admitir que era um recado aos novos vereadores que teriam pregado pela renovação total em campanha. "A gente só vai entregar a Casa como eles trabalharam durante a campanha. Como a população entendeu isso, então nós decidimos baixar os salários." O município de Assaí terá uma situação inédita e única no Paraná com renovação de 100% das cadeiras no Legislativo para 2021.