O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), atingiu o maior percentual de aprovação desde o início do seu primeiro mandato, em 2017. A pesquisa Instituto Multicultural, FOLHA e Paiquerê 91,7, divulgada nesta quinta-feira (14), mostra que 73,5% dos londrinenses aprovam o trabalho do gestor, contra 19% que desaprovam. 7,5% não souberam responder.

A aprovação de Belinati já vinha em uma crescente desde dezembro de 2022, quando atingiu 61%; na pesquisa divulgada em agosto deste ano, subiu para 64,5%. A nota (de zero a dez) dada pelo londrinense à gestão atual também atingiu seu maior patamar, sete, nesta rodada da pesquisa.

LEIA TAMBÉM:

Filipe Barros tem vantagem em disputa pela Prefeitura

Perguntados sobre o que poderia melhorar nos bairros, os entrevistados elencaram a saúde/hospitais (35%) e a segurança/criminalidade (16%) como prioridades. Melhorias de calçamento/asfalto (14,5%) e limpeza/coleta de lixo (12%) aparecem em seguida.

O diretor do Instituto Multicultural, Edmilson Leite, ressalta que a saúde, a segurança e a coleta de lixo aparecerem como demandas em Londrina não é novidade. Ao passo que as duas primeiras têm responsabilidade dividida entre município e estado, a terceira é exclusiva da Prefeitura. “Evidentemente, esses três pontos pautarão muito a campanha no ano que vem.”

No cenário estadual, o governador Ratinho Junior (PSD) segue com boa aprovação em Londrina: 62,5%. No último levantamento, era 57%. Já a desaprovação do presidente Lula (PT) segue aumentando: subiu de 67,5% para 69%.

“Trata-se do perfil da cidade de Londrina. É uma cidade que não é de extrema-esquerda, visto os últimos resultados das eleições”, diz Leite. Na eleição do ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve mais de 70% dos votos válidos contra o eleito Luiz Inácio Lula da Silva.