A pesquisa Instituto Multicultural/FOLHA/Paiquerê 91,7 divulgada nesta quinta-feira (15) mediu a aprovação do prefeito Marcelo Belinati (PP), do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente Lula (PT) em Londrina.

O prefeito chegou a 75,9% de aprovação, maior percentual desde que o Multicultural começou a acompanhar o desempenho de Belinati, ainda em 2017. Na pesquisa feita em maio, ele pontuava 75%. Por outro lado, 17,3% dos entrevistados desaprovam a gestão do prefeito e 6,8% disseram não saber responder.

“Praticamente o percentual de aprovação dele reflete o número de votos que ele teve na eleição [de 2020, quando foi reeleito no primeiro turno com 68,66% dos votos]”, afirma o diretor estatístico do Multicultural, Edmilson Leite.

O governador também tem a administração bem avaliada na segunda maior cidade do Paraná. A aprovação é de 68%, com 21,1% dos londrinenses desaprovando e outros 10,9% não sabendo responder.

LEIA MAIS

Pesquisa mostra Tiago Amaral e Maria Tereza liderando disputa pela Prefeitura

“É uma aprovação boa, e aí temos o prefeito e o governador apoiando candidatos diferentes. Mas em uma eleição municipal, no nosso quintal, a influência do prefeito é maior que a do governador”, acredita Leite.

Por outro lado, mantendo a tendência dos últimos anos, o antipetismo é evidente na desaprovação do presidente Lula: 61,3%. Apenas 28,2% dos entrevistados aprovam a gestão do petista, e 10,5% não souberam responder.

“Londrina é uma cidade conservadora, está mais para centro e centro-direita, e tem um pouco dessa rejeição ao governo federal. Reflete na candidatura da Isabel Diniz”, completa.