Curitiba - Pressionado por donos de autoescolas, o governo do Paraná anunciou nessa quinta-feira (7) a retomada "gradativa" de serviços ofertados pelo Detran (Departamento de Trânsito) do Estado. A portaria publicada pela gestão Ratinho Junior (PSD) autoriza a realização de aulas práticas de direção já a partir da próxima segunda-feira (11), de exames teóricos para 1ª habilitação e provas de reciclagem no dia 18 de maio e dos exames práticos no dia 25 deste mês.

"Sabemos que muitos paranaenses necessitam dessa carteira, porque é seu único meio de sustento. Por isso que o governo está tomando essa decisão, sabedor desta necessidade, mas ao mesmo tempo respeitando as questões que a saúde recomenda", afirma o líder da situação na AL (Assembleia Legislativa), Hussein Bakri (PSD). O assunto vinha sendo debatido durante as sessões plenárias virtuais na Casa. Na sessão remota da última quarta (6), Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou requerimento nesse sentido.

Imagem ilustrativa da imagem Após pressão de autoescolas, governo do PR anuncia retomada "gradativa" de atividades no Detran
| Foto: Orlando Kissner/Alep

Bakri conta que atendeu a um pedido dos empresários Gustavo e Karla Coelho Martins, proprietários dos centros de formação de condutores Ella e Bello, de Curitiba. As demandas do setor foram levadas ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, ao diretor-geral do Detran, Coronel Cesar Kogut, e ao secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. O Paraná foi o primeiro Estado a formalizar no Conselho Nacional de Trânsito solicitação de liberação durante a pandemia das teleaulas teóricas, o que foi autorizado na quarta-feira da semana passada (29).

As aulas remotas nas autoescolas devem começar assim que as plataformas online forem homologadas. Além do aspecto econômico, os políticos destacam o fato de muitos motoristas atuarem no transporte de cargas essenciais, como alimentos, medicamentos e equipamentos de saúde. "Se todo o comércio está aberto, por que o Detran não pode abrir, com as devidas recomendações, fila, todo mundo certinho e álcool em gel"?, questiona o deputado Cobra Repórter (PSD), que falou sobre o tema em seu programa de rádio.

BOLETIM

De acordo com boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) nessa quinta-feira (7), o Paraná registrou mais 30 casos de Covid-19 e confirmou mais três óbitos. O monitoramento soma 1.656 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Destas, 104 morreram em decorrência da doença. O Detran está fechado para o público externo desde o fim de março.