O ex-deputado federal Alex Canziani (PTB) foi absolvido pelo juiz da 2ª Vara Pública de Londrina, Emil Tomáz Gonçalves, no processo de improbidade administrativa movido pelo Ministério Público do Paraná, em 2000, no âmbito do caso Ama/Comurb.. A sentença foi publicada em maio.

Imagem ilustrativa da imagem Após 20 anos, Justiça absolve ex-deputado em ação da Ama-Comurb
| Foto: Fernando Cremonez/Ascom/CML

Canziani era acusado de ter usado parte de recursos obtidos em uma licitação fraudulenta da antiga Comurb (Companhia Municipal de Urbanização, atual CMTU – Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) em sua campanha eleitoral para a Câmara Federal – ele foi eleito naquele ano.

O magistrado, entretanto, entendeu que não há provas contra o ex-parlamentar ou contra o coordenador financeiro da campanha, seu irmão Ivan Canziani. Para Alex, a decisão "é um enorme peso que tira depois de tantos anos de desgastes e prejuízos que teve para a sua honra”.

A sentença também anulou a licitação questionada pelo MP e condenou a empresa vencedora do certame, AGE – Assessoria e Serviços Gerais de Engenharia Ltda., a ressarcir os danos ao erário. Alguns servidores da ex-Comurb também foram condenados em multa civil, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com o poder público.

Ainda cabe recurso ao TJ (Tribunal de Justiça) do Paraná.