Dos 19 vereadores eleitos em 2020, apenas sete não devem colocar o nome na disputa a uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados nas eleições gerais de outubro. Sete confirmaram à FOLHA que são pré-candidatos e outros cinco disseram que estão à disposição do partido para as eleições, mas mesmo cotados preferiram não cravar que irão entrar na campanha. Isto é, se todos os 12 cogitados se confirmarem, 63% dos vereadores devem se dedicar à campanha para deputado no segundo semestre deste ano.

Imagem ilustrativa da imagem Doze vereadores de Londrina são pré-candidatos nas eleições de outubro

Ainda há tempo para a definição, mas os partidos políticos já iniciaram a sondagem de vereadores com potencial para concorrer e ajudar as legendas a aumentarem suas bancadas no Estado e no Congresso. Até o dia 15 de agosto os registros de candidatura devem ser homologados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Contando os prováveis postulantes e os que se autodeclararam pré-candidatos, cinco são vereadores em primeiro mandato e passaram por um único teste nas urnas. São eles: Deivid Wisley (Pros), Jessicão (PP), Matheus Thum (PP), Mara Boca Aberta (Pros) e Giovani Mattos (PSC).

Eduardo Tominaga (DEM) disse que definirá se sairá candidato a deputado estadual após a formalização da sigla União pelo Brasil, fusão do DEM com o PSL.

LEIA TAMBÉM:

De olho no Senado, Guto Silva reassume mandato na Assembleia
Canziani confirma candidatura à AL

NOVATOS

Dos novatos ouvidos pela reportagem, apenas Deivid já acena abertamente com o novo objetivo na carreira política. O parlamentar, que ganhou visibilidade pela causa animal, foi o segundo vereador mais votado de Londrina em 2020, com 4.626 votos. "Conversamos com o partido, chegamos à conclusão e tudo indica que eu saia para federal." Segundo ele, mesmo estando no mesmo partido da família Boca Aberta, "tenho um bom relacionamento com a família, mas politicamente não tem influencia em nada estar no mesmo partido deles, não tem esse vínculo. Minha candidatura é independente."

Mara Boca Aberta, que foi a vereadora mais votada, com 6.192 votos, negou que seja candidata a deputada federal. "Por enquanto não, os candidatos são Boca Aberta [ex-deputado Emerson Petriv] para federal e Boca Aberta Junior para estadual", respondeu, citando o marido e o filho. Entretanto, caso a candidatura de Boca Aberta seja inviabilizada pela Justiça Eleitoral, a vereadora será uma opção do partido para a Câmara dos Deputados

Outra que não quis cravar a candidatura é a vereadora Jessicão (PP), um dos expoentes do bolsonarismo na Câmara Municipal. Mas ela confessou que o partido, liderado pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara Federal, já a coloca em pesquisas internas para uma vaga na Assembleia. "Ainda preciso ir para Brasília para ter uma definição. Só sairei candidata se for para somar com o time do Bolsonaro". Ex-assessora do deputado federal Filipe Barros (PSL), a parlamentar poderá fechar a dobradinha política neste pleito.

ALIADOS

Imagem ilustrativa da imagem Doze vereadores de Londrina são pré-candidatos nas eleições de outubro
| Foto: Roberto Custódio

Aliados do prefeito Marcelo Belinati tendem a buscar votos para a Assembleia Legislativa. O líder de Belinati na Câmara, Fernando Madureira (PTB), e o ex-presidente da Casa, Ailton Nantes (PP), devem disputar uma cadeira no Legislativo Estadual. O vice-líder, Matheus Thum (PP), Danielle Ziober (PP) e Emanoel Gomes (Republicanos) aparecem na lista.

O ex-presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina) e técnico de taekwondo disse que foi candidato em 2014 com votos em 90 municípios mesmo sem fazer campanha. "Não fiz divulgação nenhuma. Agora todo o Paraná poderá dar cursos e palestras voltadas para gestão no esporte. Não só o mundo do esporte, tenho acumulado uma experiência que me capacita", afirmou Madureira.

Nantes considera que a experiência adquirida em dois mandatos de vereador o credencia para a vaga. "Nós podemos avançar sim e procurar representar melhor politicamente Londrina. Por ser a segunda maior cidade do Estado, ainda estamos com representatividade aquém."

Já Matheus Thum afirmou que prefere aguardar o "momento certo" para falar de eleições e disse estar focado no primeiro mandato. Na mesma linha, Giovani Mattos (PSC) confessou que o partido já o procurou. "Alguns falam para federal e outros para estadual. Na base que me apoiou temos muitas pessoas que me incentivam a já concorrer."

Diante da concorrência na AL dentro do próprio partido, Daniele Ziober informou que o partido queria lançá-la para federal, mas o Congresso ainda não é objetivo político dela. "Se aceitarem como estadual, sim. Temos projetos da causa animal que seriam importantes de serem apresentados nacionalmente, mas não visualizo chances como federal". Em 2018, Daniele foi candidata a deputada estadual e obteve quase 8 mil votos. Já em 2020, foi a mais votada entre os vereadores reeleitos, com 3.770 votos.

SURPRESA

A surpresa fica por conta de Flavia Cabral (PTB) e Lu Oliveira (PL) que, apesar da expressiva votação em 2020, não pretendem largar o primeiro mandato pela metade para assumir novo posto. Ambas tiveram quase 4 mil votos cada.

OPOSIÇÃO

Única vereadora da esquerda na Câmara, Lenir de Assis (PT) deverá sair candidata a deputada estadual também para reforçar a campanha do ex-presidente Lula (PT). "Coloquei o nome à disposição do partido para contribuir da melhor forma para a campanha do presidente Lula".

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link