Em votação desde o meio da tarde dessa quarta-feira (20), a PEC 5/2021 (Proposta de Emenda à Constituição), que tem como objetivo alterar a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), é alvo de intenso debate na Câmara dos Deputados. Ao menos 10 dos 30 parlamentares da bancada paranaense já se posicionaram contrários à matéria. A proposta é chamada de 'PEC da Vingança' por membros do Ministério Público que são contrários à medida que amplia o número de conselheiros de 14 para 17.

Segundo membros do Ministério Público do Paraná que acompanham de perto o debate,. os deputados Aliel Machado (Rede), Christiane Yared (PL), Diego Garcia (Podemos), Felipe Francischini (PSL), Gustavo Fruet (PDT), Hermes Parcianello (PMDB), Reinhold Stephanes Junior (PSD, Rubens Bueno (Cidadania), Sargento Fahur (PSD) e Vermelho (PSD) demostraram publicamente ser contra à PEC 5/2021.

Imagem ilustrativa da imagem Apenas 10 dos 30 deputados do PR são contrários às mudanças no CNMP
| Foto: Najara Araújo/Cãmara dos Deputados

Alguns partidos liberaram seus membros para ficarem livres para votação, entre eles o Cidadania e a Rede. Outros como PSOL, NOVO e PV foram contra à PEC. Já as maiores forças do Congresso como partidos do Centrão (PP e PSD, PL, PTB e outros), além do PT e PSL apoiaram fortemente o relatório do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).