Cidade do Vaticano O papa João Paulo II dedicou boa parte de sua mensagem de Natal aos jovens, que chamou de esperança da humanidade, e às crianças que sofrem nas guerras. Falando no balcão central da Basílica de São Pedro, o papa disse a milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro que ele também sofre com os males do mundo.
''Dia após dia, levo no coração os trágicos problemas da Terra Santa, a cada dia penso com angústia nos que morrem de fome e frio'', disse o papa em sua tradicional mensagem ''Urbi et Orbi'' (à cidade e ao mundo).
''Que jamais se use o Santo Nome de Deus para justificar o ódio. Que jamais O usem como pretexto para a intolerância e a violência'', pediu João Paulo II.
Aos 81 anos, com as mãos trêmulas e dificuldade para pronunciar algumas palavras, o papa há vários anos não celebra a missa de Natal na basílica e só aparece em público para a mensagem.
''Hoje, meus pensamentos se voltam para as crianças do mundo: tantas estão condenadas, desde o nascimento, a sofrer as consequências de conflitos cruéis'', disse o papa, que pediu: ''Salvemos as crianças para salvar a esperança da humanidade''. João Paulo II disse que essa é uma tarefa urgente da humanidade, para devolver aos homens ''o direito à esperança''.
O Papa também expressou sua preocupação em relação à paz.
Durante la homilia, o Papa disse que seu coração estava ''preocupado e inquieto pela persistência em muitas regiões do mundo da guerra, das tensões sociais e da pobreza em que se encontram muitos seres humanos''.
''Que o nome de Deus não seja usado para obra de morte. Que todos contribuam para resolver pacificamente os problemas e as tensões ligadas à terra, à divisão dos bens, à convivência'', afirmou o papa.

mockup