Imagem ilustrativa da imagem Ao oficializar candidatura, Alvaro Dias sugere Sérgio Moro para Ministério da Justiça
| Foto: Magaléa Mazziotti/Folha de Londrina



Mesmo sem o convite feito, o senador paranaense Alvaro Dias anunciou que, se eleito, quer o juiz federal Sérgio Moro como seu ministro da Justiça, durante a convenção que oficializou sua candidatura à Presidência da República pelo Podemos, neste sábado (4), em Curitiba, O vice da chapa é o economista e ex-presidente do BNDES Paulo Rabello (PSC) e o professor Oriovisto Guimarães foi anunciado como postulante ao Senado. A coligação para a candidatura de Alvaro também conta com PRP e PTC.

Alvaro justificou a pretensão de ter Moro em sua equipe pelo trabalho que o magistrado tem feito na Operação Lava Jato. "Ele (Moro) não sabe, eu não avisei, eu o convidei porque ele é o ícone da nova justiça que queremos para o país, e tem que continuar esse trabalho de limpeza. A Lava Jato está tirando essa sujeira debaixo do tapete e tem que continuar. É emblemática essa escolha, esse convite público", justificou.

O candidato explicou que não convidou Moro até a convenção do Podemos para "poupar" o juiz do desconforto. Assessoria de imprensa do magistrado disse que ele não se pronunciará a respeito das declarações.

Fora da disputa eleitoral

Questionado pela desistência do irmão, Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná, Alvaro não se furtou em responder, apontando a sujeira da política e motivos pessoais para a decisão do pedetista. Também enalteceu o apoio que sempre recebeu do irmão e assegurou que o apoiaria sempre, embora a aliança com o PSC seja apontada como uma das razões para a decisão de Osmar não prosseguir ao pleito estadual deste ano."Os compromissos que assumi com ele seguem. Política é esse mundo conturbado e de muita sujeira. Ele é um irmão que eu admiro e respeito e o apoiaria em qualquer circunstância e ele sabe disso. Tenho que respeitar a decisão dele", explicou. O senador garantiu que ele não irá interferir no processo estadual, que realizará convenção neste domingo (5).

O candidato ao senado pelo Podemos, professor Oriovisto reconheceu o impacto que a saída de Osmar da disputa eleitoral tem na disputa estadual. "Fizemos de tudo para o Osmar não desistir até o fim. Entendo que empobrece a disputa democrática e frustra 30% dos eleitores do Paraná, que ficaram órfãos", avaliou o professor, frisando que é a direção do partido quem anunciará qual candidato ao governo receberá apoio.

Junto à oficialização da candidatura, Alvaro e Rabelo assinaram uma carta que traz o chamado plano 19+1, em alusão ao número da urna de Alvaro Dias. No que tange a recuperação econômica do país, Rabello afirmou que, junto ao desenvolvimento de regiões muito pobres no país, fortalecimento da educação de base, também irá "combater os juros altos". Sem uma proposta específica para diminuir a concentração bancária no Brasil, ele afirmou que vai "desconcentrar o suprimento de crédito", criando linhas de empréstimo desvinculadas ao sistema financeiro para micro e pequenas empresas.