Na manhã antes da posse, Lerner acordou e se levantou cedo, antes das 8 horas. Animado e emocionado com a posse, ele comeu frutas e bebeu suco, acompanhado de sua mulher, Fani Lerner, antes de sair para recepcionar a imprensa, em frente a sua casa no bairro Cabral em Curitiba.
Lerner disse que estava emocionado em ser novamente empossado. Ele classificou a emoção com a mesma que sentiu quando assumiu pela primeira vez, em 1º de janeiro de 1995. ‘‘O sentimento de tomar posse é muito forte para mim, que sou filho de imigrantes (judeus), que cruzaram o oceano para fazer aqui o seu projeto de vida.’’ Para Lerner, essa lembrança dos esforços de seus pais renovou-se ontem. ‘‘É uma pena que eles não possam estar aqui para ver como esse povo generoso do Paraná tratou seu filho’’, declarou.
O governador acredita que esse mesmo povo deve ajudá-lo a enfrentar as dificuldades de seu segundo mandato. Na avaliação dele, esse será um começo de gestão difícil em face da crise que o País esta vivendo. ‘‘O importante é não nos deixarmos nos abater frente esta onda de catastrofismo que varre o Brasil’’, complementou. Para o governador, o que deve nortear a próxima gestão é a humildade e o respeito ao povo.

mockup