Aneurisma mata deputada petista
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de julho de 2003
Agência Folha 
São Paulo - A deputada federal Francisca das Chagas da Trindade (PT-PI), 37, morreu na noite de sábado, vítima de um aneurisma cerebral. As informações são da Agência Brasil.
Francisca desmaiou na sexta-feira, em Teresina, enquanto discursava na Conferência Estadual de Apicultura e Pesca, da qual também participava o secretário nacional da Pesca, José Fritsch. Ela foi internada no Hospital Pronto Med e depois transferida para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em uma UTI aérea disponibilizada pela Câmara dos Deputados.
Francisca, que cumpria o seu primeiro mandato como deputada federal, foi a parlamentar mais votada da história do Piauí, com 165.190 votos. Ela começou a carreira como liderança popular, coordenando a Pastoral da Juventude, ligada à Arquidiocese de Teresina. Foi vereadora por duas vezes, em 1992 e 1996, e deputada estadual em 1998.
Francisca das Chagas da Trindade nasceu em Teresina em 26 de março de 1966. Ela era casada com Edilberto Oliveira e tinha dois filhos, Camila e Yan. Começou sua militância política filiando-se ao PT em 1985, participando da sua organização e construção.
A deputada formou-se em Teologia pela Universidade Federal do Piauí. No bairro Água Mineral, começou sua militância nos grupos de jovens da comunidade, onde liderou as organizações e as lutas dos jovens do bairro e da periferia de Teresina.
Foi Secretaria da Pastoral de Juventude do Meio Popular da Arquidiocese de Teresina. Participou como representante do Estado na Central Nacional de Movimentos Populares.


