Brasília - A pesquisa da Toledo & Associados apresenta discrepâncias em relação a sondagens mais recentes feitas pelos institutos Ibope e Datafolha em relação à posição de Ciro Gomes.
A consultora de pesquisas eleitorais do Grupo Estado, Fátima Pacheco Jordão, lembra que o levantamento de campo da Toledo & Associados é anterior aos do Ibope e do Datafolha, realizados nesta semana.
O instituto foi a campo entre os dias 25 e 27 e, portanto, não captou os efeitos da semana de dificuldades políticas enfrentadas por Ciro. Não há, para Fátima, porém, novidade na sondagem no que diz respeito ao número de Lula, pois algo em torno de 33% é o porcentual atribuído a ele por todos os institutos.
A diferença difícil de explicar são os números do candidato da Frente Trabalhista a presidente. Mas a consultora de pesquisas eleitorais do Grupo Estado observa, contudo, que o Ibope e o Datafolha haviam captado empate de Ciro com Lula em vários segmentos do eleitorado (entre as mulheres, maiores de 60 anos, nos maiores municípios, eleitores com ensino superior, no qual Ciro passou Lula no Datafolha).
Para Fátima, não há uma explicação metodológica sobre a diferença favorável ao candidato da Frente Trabalhista. O que parece ter acontecido, conforme ela, é que, por ''um desses acasos'', os entrevistadores da Toledo, que faz pesquisa domiciliar e probabilística (o entrevistado é procurado duas vezes para confirmar ou reformar as respostas) tenham captado o melhor momento da campanha de Ciro até agora.

mockup