Curitiba - Padre Roque Zimmermann defende ferrenhamente a candidatura própria. Seu grupo admite, no máximo, uma aliança com o PMDB, e rechaça o PL. Na eventualidade de uma aliança, defende que a cabeça de chapa deva ficar nas mãos dos petistas.
O deputado define-se como independente. Hoje, lidera o grupo Movimento PT. A ambição de controlar o partido no Estado vem de longa data. Em 1998, disputou a direção regional da sigla, mas perdeu para o atual prefeito de Londrina, Nedson Micheleti. No ano passado, perdeu a eleição para o vereador londrinense André Vargas. Também foi derrotado nas eleições para prefeito de Ponta Grossa –seu reduto eleitoral– em 1992.
O deputado está filiado no PT desde 1981. Sua atuação concentra-se nos pequenos produtores rurais, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e movimento estudantil, além de professores.
Foi um dos protagonistas da CPI nacional do Narcotráfico, que movimentou o cenário político do Paraná há dois anos. O deputado foi o representante paranaense da CPI.
Tem mestrado em Ciências Sociais e é doutorando em Serviço Social. Está em seu segundo mandato como deputado federal. O deputado nasceu em Santo Cristo (RS). Formou-se em Filosofia e Letras pela Universidade de Passo Fundo (RS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.