Álvaro falta a evento em
que é lançado ao governo
Valmir Denardin
Um encontro de militantes do PSDB de 12 municípios do Extremo-Oeste do Paraná lançou, anteontem à noite, em Foz do Iguaçu, o ex-governador Álvaro Dias como candidato do partido ao governo do Estado. Mesmo com viagem marcada para Foz - onde participaria, ontem à noite, de uma festa - Álvaro fez questão de se atrasar e só chegou à cidade às 22h40 de anteontem, quando a reunião já havia terminado. O senador Osmar Dias, irmão de Álvaro, participou do encontro e defendeu a candidatura.
A Folha apurou que a ausência foi estratégica. Eventos de lançamento da candidatura de Álvaro deverão acontecer em diversas regiões nos próximos dias. Enquanto isso, o ex-governador se esforça para costurar alianças que sustentem essa candidatura.
Os principais alvos no momento são o PPB - que já sinaliza o descumprimento da imposição da executiva nacional, de uma coligação com o governador Jaime Lerner (PFL) - e o PTB do senador José Eduardo de Andrade Vieira. A esses dois partidos, o PSDB deverá oferecer a vaga de vice ou ao Senado. O principal objetivo é ampliar o tempo no rádio e na TV.
Álvaro descarta negociar com o PT, porque uma eventual aliança com esse partido implicaria no apoio à candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O ex-governador não pretende criar problemas para o esforço de reeleição do presidente Fernando Henrique.
O ex-governador aguarda o resultado uma pesquisa de intenção de voto, pedida pelo PSDB nacional, que deverá ser divulgada até o dia 10 de junho. Foi por isso que o ex-governador anunciou para essa data a definição se será candidato ao governo ou ao Senado.

mockup