Leandro Donatti
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) convidou, na última quarta-feira, em Curitiba, o secretário estadual do Emprego e do Trabalho, Alex Canziani (PFL), para ingressar no partido. A confirmação do convite e de uma reunião havida entre Alvaro e Alex foi feita ontem pelo deputado federal tucano Luiz Carlos Hauly, que declarou não pôr obstáculo ao ingresso no PSDB do deputado federal licenciado, ex-vice-prefeito e atual presidente do diretório municipal do PFL em Londrina.
De olho na sucessão em Londrina, Alex pode estar buscando uma alternativa para se desviar do prefeito de Londrina, Antonio Belinati (sem partido) que, por sua vez, poderia estar ingressando no PFL. Belinati reúne-se na segunda-feira com o presidente estadual do PFL, João Elísio Ferraz de Campos, quando poderá se definir - e pleitear a reformulação no diretório pefelista em Londrina.
Hauly, tucano que é apontado como candidato natural do partido para concorrer à sucessão de Belinati, afirmou que se Alex entrar mesmo no PSDB, ele aceita se submeter a uma pesquisa interna para definir candidatura. ‘‘O candidato do PSDB à Prefeitura de Londrina será o que melhor tiver pontuação’’, assinalou o deputado. Hauly, derrotado em 96 por Belinati, afirmou, todavia, que não cogita ser novamente candidato em 2000. Mas garantiu que o PSDB londrinense vai lançar nome próprio na eleição. Segundo o deputado, a definição do nome deve ocorrer mais para frente, no ano que vem.
O presidente estadual do PPB, José Janene, parte interessada no jogo de xadrez político de Londrina, também confirmava ontem o namoro dos tucanos com Alex Canziani. Janene não tinha os detalhes da negociação de Alvaro com o secretário. Mas contou que, anteontem, conversou com Belinati.
‘‘Aconselhei o prefeito de Londrina a não ingressar no PFL, de jeito nenhum’’, sugeriu Janene a Belinati. No entendimento do dirigente pepebista, a filiação num partido ‘‘tão grande’’ como o PFL não representa vantagem alguma. ‘‘Ainda mais que o partido do governador anda muito desgastado.’’
O dirigente pepebista sinalizou ainda a Belinati que, numa sigla menor, as chances de apoio de outros partidos tornam-se mais garantidas. Janene relatou ao prefeito uma conversa que teve na segunda-feira com o presidente estadual do PMDB, senador Roberto Requião, e com o líder da bancada, Orlando Pessuti, em Curitiba.
‘‘O PMDB sinalizou a possibilidade de apoiar a reeleição do prefeito Antonio Belinati’’, disse Janene. O comando peemedebista confirmava, ontem, nos bastidores, o relato do deputado. Apesar de alguns meses atrás ter trabalhado para fechar as portas do partido para o prefeito. O ressentimento de Requião com Belinati vem da campanha passada. O prefeito de Londrina não apoiou a candidatura de Requião ao governo, como mandava seu então partido, o PDT.
Ontem, a Folha não conseguiu contato com Alex Canziani. O secretário passou o dia no interior do Estado, com o seu telefone celular e o de seu motorista desligados. A reportagem apurou que um dos motivos que estariam pesando para uma decisão de Alex é a recente troca partidária que ele fez, indo do PTB para o PFL no início do ano. Uma nova mudança de sigla repercutiria muito mal.De olho em 2000, partido quer secretário do Trabalho de Lerner como alternativa para sucessão de Belinati em Londrina
Arquivo FolhaNovo partido?O secretário do Emprego, Alex Canziani: convite foi feito pelo senador Alvaro Dias, presidente estadual tucano

mockup