Alencar negocia com deputados
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Agência Estado Rio 
Arquivo FolhaO placar em favor da reforma administrativa que a bancada de deputados do Rio deve registrar hoje, na votação em segundo turno na Câmara, reflete muito mais a força que as alianças da base do presidente Fernando Henrique Cardoso têm no Estado do que o cacife político do governador Marcello Alencar (PSDB). No esforço concentrado dos governadores tucanos pela aprovação da reforma, pedido pelo presidente, Marcello (foto) passou o dia de ontem ao telefone com os colegas de outros Estados e cabeças coroadas do PSDB, mas a composição dos votos fluminenses não foi tramada no Palácio Guanabara e sim, no do Planalto.
O governador do Rio nem vai a Brasília, hoje, como pretendia - políticos ligados a Marcello alegam que ele não quis que os deputados se sentissem pressionados. Ele poderia vir, mas não mudaria um voto, garantiu o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), um dos principais nomes da oposição. Outro ferrenho adversário da reforma, o deputado Milton Temer (PT-RJ) afirmou: Quem tem influência na bancada do Rio é o Moreira Franco (PMDB-RJ) e o Fernando Henrique.
Moreira, ex-governador do Rio, é aliado de Marcello no plano regional, mas ganhou espaço no Congresso por ser o relator da emenda da reforma administrativa. Tanto nas contas dos governistas como nas da oposição, dos votos dos 46 deputados do Estado, 27 devem ser favoráveis à reforma, 16 contrários e 3 ainda não foram definidos.
Marcello é governador de um importante Estado e nem os adversários contestam a experiência dele no jogo político.


