AL livra Tiago Amorim de cassação
Leandro Donatti
De Curitiba
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa do Paraná arquivou ontem pedido de cassação feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Cascavel, contra o deputado Tiago de Amorim Novaes (PPB). Amorim foi acusado de falta de decoro parlamentar por ter xingado num programa de tevê o comandante da Polícia Militar, coronel Ailton Lino da Silva. Os deputados da CCJ acompanharam, por unanimidade, parecer de Moysés Leônidas (PDT).
Como relator, Leônidas argumentou que as palavras de baixo calão utilizadas por Amorim não sustentam um pedido de cassação. Nos braços de um ser humano corre sangue. O repórter acabou induzindo o deputado a se defender, disse o relator. Carlos Simões (PTB) e Nereu Moura (PMDB) foram mais longe para proteger o colega. Desmereceram o pedido. A OAB, que tanto defendeu a democracia, agora quer cassar mandatos, como no regime militar, atirou Simões.
Moura disse que a direção da entidade confundiu as bolas. Pisou no tomate, no tomateiro ao tentar processar Amorim. A OAB de Cascavel foi infeliz. E o PMDB rechaça este tipo de atitude, emendou Moura. O presidente da OAB de Cascavel, Maurício Monteiro de Barros Vieira, reagiu aos ataques dos deputados. Se alguém está com pensamento ditatorial preservando o espírito de corpo não é a OAB de Cascavel, mandou recado para Simões.
A expressão pisar no tomate, por si só, representa uma falta de respeito com a entidade. O deputado deveria pensar duas vezes antes de falar, avaliou Maurício Monteiro. O advogado lamentou o arquivamento do pedido de cassação, mas disse que a OAB local respeita a decisão da Assembléia. Livre do processo, Tiago Amorim comemorou ontem a decisão da CCJ. O arquivamento põe fim a um período de intensa especulação contra o deputado que, há cerca de um mês, subiu na tribuna da Assembléia para pedir desculpas ao coronel da PM.
Passado o perigo, o deputado voltou a abrir fogo contra Ailton Lino da Silva. Disse que o coronel foi leviano ao acusá-lo de usar carros de origem suspeita e o acusou de tentar atacá-lo com interesse político. Ele é candidato a vereador em Cascavel e tenho informações de que ele quer me desestabilizar, disse Amorim, pré-candidato a prefeito em 2000.





