A intensificação da gravidade da pandemia da Covid-19 em todo o Estado levou os deputados paranaenses à tribuna na sessão desta quarta-feira (24), na AL (Assembleia Legislativa do Paraná), a expor os pedidos que têm recebido de suas bases por ajuda por atendimento na rede pública de saúde. A crise fez com que a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, abrisse a agenda na próxima semana para dialogar em audiência com os legisladores. A data ainda irá ser confirmada. “Mesmo que pesem os esforços do secretário e sua equipe, não podemos esperar que sejam apenas respondidos requerimentos, enquanto está acontecendo tanta coisa. Faltam UTIs, há dúvidas se o Estado vai ou não comprar vacinas. Ele precisa trazer explicações à Casa sobre o que vem ocorrendo no Paraná”, disse Mabel Canto (PSC).

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto: deputados  querem explicações sobre avanço da pandemia no Estado
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto: deputados querem explicações sobre avanço da pandemia no Estado | Foto: Luis Pedruco/Futura Press/Folhapress

A deputada ainda relatou que a situação da doença em Ponta Grossa é desesperadora. “Não temos leitos de UTI e são poucas vagas de enfermaria. Na segunda-feira (22), tivemos 18 óbitos, nas últimas 24 horas foram mais seis, sendo que cinco estavam aguardando uma vaga de UTI na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e outra no Pronto Socorro Municipal, que não deveria receber casos de Covid-19. Muitas pessoas me procuram pedindo por leitos”, detalhou Canto. O delegado Recalcatti (PSD) também relatou que havia sido solicitado para que ajudasse a conseguir vaga para pessoas que precisavam de cuidados intensivos para se tratar da infecção causada pelo coronavírus. “Felizmente, o próprio sistema de regulação resolveu tudo sem qualquer interferência, mas a situação é grave e preocupa muito”, disse.

O líder do governo, o deputado Hussein Bakri (PSD), não só garantiu a ida de Preto à Assembleia como também disse que a administração estadual estuda novas medidas restritivas para combater o avanço da pandemia. “O governador Ratinho Junior (PSD) ainda hoje (24), vai autorizar por meios financeiros a abertura de novos leitos em Maringá e Francisco Beltrão. Até o ano passado, tínhamos 1.200 leitos. Houve um acréscimo de 100% neste número. É preciso dizer que o Estado está fazendo um esforço gigantesco para enfrentar a doença. O gasto mensal para a manutenção de leitos é de R$ 50 milhões”, defendeu o representante do Palácio Iguaçu.

EDUCAÇÃO

Reflexo das ações políticas da pandemia, a lei 20.506, que considera de natureza essencial as atividades e serviços educacionais prestados no Sistema de Estadual de Ensino do Paraná, foi sancionada na terça-feira (23) pelo governador após ser votada na AL. A proposta sofreu resistência durante a sua tramitação, recebendo votos contrários dos deputados da oposição. O texto final teve alterações como a inclusão da natureza essencial também na forma presencial e a dos trabalhadores da educação no grupo prioritário no Plano Estadual de Vacinação.