A Assembléia Legislativa do Paraná realiza hoje uma série de atividades em memória do seu ex-presidente Aníbal Khury, que morreu aos 75 anos no dia 30 de agosto do ano passado, vítima de falência total de órgãos. Às 16 horas, no saguão da AL, será rezada uma missa pelo padre Gustavo Pereira. Em seguida, no Plenarinho, será exibido um trailler do documentário cinematográfico sobre a vida da mais emblemática personagem da política paranaense, que está sendo dirigido e produzido pelo cineasta Lucas Amberg.
O filme é baseado no livro biográfico ‘‘Aníbal Khury, Vida e Obra’’, escrito pelos jornalistas Milton Ivan Heller, Roberto Novaes e Rafale de Lala – que desde a década de sessenta foi assessor de imprensa do ex-presidente da Assembléia. O lançamento do livro será no salão nobre da Assembléia, às 17h15. O encerramento das homenagens se dará no final do ano, quando será inaugurado o busto do deputado, na entrada principal dos prédios do Legislativo.
A biografia de Aníbal Khury, contou Rafael de Lala, está dividida em três partes. A primeira delas, escrita por Milton Ivan Heller, descreve como foi a vinda da família Khury, do Líbano para União da Vitória, e a trajetória política de Aníbal desde o primeira eleição para vereador até sua cassação, em 1968. ‘‘Ele foi o único dos paranaenses que, depois de cassado, conseguiu voltar às atividades políticas normalmente.’’
O jornalista foi o responsável por escrever o que considera ‘‘o apogeu’’ de Aníbal ‘‘como estadista’’. Ele narra as histórias e episódiso vivenciados pelo deputado que entraram para o folclore da política local, além de suas principais realizações como parlamentar. A terceira parte do livro apresenta um sumário das viagens, discursos e frases de autoria de Aníbal.
A biografia de Aníbal Khury tem tiragem inicial de 500 cópias que serão distribuídas às principais bibliotecas públicas do Estado. A apresentação da obra é do atual presidente da Assembléia, Nelson Justus (PTB) e o prefácio, do deputado federal Rafael Greca (PFL).

mockup