A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina encaminhou à Câmara projeto de lei para organizar a política e reestruturar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de oficializar a conferência do setor, que este ano chega à sexta edição.
Hoje o conselho tem 25 membros e, com o projeto, passaria a ter 21, porém, segundo o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Osvaldo de Souza Campos Júnior, a representatividade seria maior. ''Com as alterações, o conselho teria um perfil mais técnico, com a inclusão de membros do poder público com mais ligação com o setor rural e de mais cadeiras para o setor produtivo'', comentou.
Entre as mudanças estão o fim da participação de representantes das secretarias do Idoso, Mulher e Cultura e inclusão de um servidor da Secretaria de Agricultura. Na nova composição, o conselho teira seis representantes da sociedade civil, oito do setor produtivo e sete do poder público.
''Esta nova composição já foi discutida e aprovada em reunião do conselho'', afirmou Campos Júnior. ''Agora, aguardamos aprovação dos vereadores.'' A VI Conferência de Desenvolvimento Rural será no dia 21 de junho e, se o projeto não for aprovado até lá, a eleição dos novos membros do conselho (com a nova formação) será adiada. ''Podemos esperar porque o mandato atual vai até 26 de novembro.''
O projeto foi encaminhado à Câmara na semana passada e segue agora para análise das comissões internas do Legislativo.