Mais um nome surge no panorama da corrida eleitoral pela cadeira de prefeito de Londrina. O advogado Carlos Roberto Scalassara é pré-candidato pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Aos 58 anos, estabelecido em um grande escritório de advocacia na cidade, ele foi procurador-geral do Município entre os anos de 2001 e 2005, no governo de Nedson Luiz Micheleti. Filiado ao partido há mais de 30 anos, aceitou a indicação do diretório local. “Sempre pensei que não estava nos meus planos, mas, diante de um momento político como esse, se julgam que posso contribuir, então tenho que dar minha participação direta”, afirmou em conversa com a FOLHA.

Imagem ilustrativa da imagem Advogado é pré-candidato do PT à Prefeitura de Londrina
| Foto: Divulgação

O partido ainda planeja fazer sua convenção, mas não há data definida. Em meio ao cenário político incerto em relação ao período eleitoral, causado pela pandemia da Covid-19, as conversas entre as legendas permanecem em aberto, apesar da impossibilidade de coligações. “O importante para o partido é a defesa da democracia e da justiça social”, apontou Scalassara.

Diante do cenário, o advogado ponderou que a cidade precisa de mudanças na forma em que é gerida. O pré-candidato pensa que uma administração municipal requer serenidade. “O trabalho deve ser feito em um ambiente de diálogo, de união. O município precisa de um gestor que valorize escutar e crie mecanismos para isso”, afirmou, sem poupar críticas à atual administração “Há uma carência de espaços deliberativos. Em relação ao IPTU, era preciso maior debate. Para alguns, o aumento configura confisco”, criticou.

Atualmente, os nomes mais cotados para a disputa são do atual prefeito Marcelo Belinati (PP) e do deputado federal Boca Aberta (PROS). Em fevereiro, o delegado aposentado Nelson Águila Misura (MDB) foi lançado pela “Frente Londrina Pode Mais”, formada pelos partidos MDB, DC, PMN e PRTB. Mesmo com um cenário tão conturbado e polarizado nacionalmente, o advogado disse acreditar que o processo seja comum ao regime em que vivemos. “Faz parte da política, a oposição é uma característica da democracia. O importante é lutarmos pelos setores que mais sairão prejudicados dessa crise”, concluiu o postulante.