Advogado diz que Itaicy está sofrendo perseguição política
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de junho de 2001
De Londrina 
O advogado de Itaicy Mendonça, Francisco Barbosa, disse ontem que seu cliente está sofrendo perseguição política. Segundo ele, as denúncias de corrupção levantadas até agora contra Itaicy são inverídicas porque nada foi provado até o momento. Barbosa procurou minimizar as denúncias feitas pelo apresentador Márcio Mello de que o chefe de gabinete teria sido beneficiado com um superfaturamento de contrato publicitário.
Até agora não ficou provada a existência do cheque, comentou o advogado. Ele se referiu às declarações de que Mello teria emitido um cheque R$ 7,6 mil para Itaicy a mando de Pinga-Fogo . Não existe qualquer acusação formal contra Itaicy. Ele também levantou suspeitas sobre as declarações do ex-vice-reitor da UEL Márcio Almeida de que existem gravações nas quais Itaicy pediria comissão a empresas que prestam serviços à instituição. Não sei que fitas são essas. O que ele (Almeida) falou ao Ministério Público tem cunho político, afirmou.
Barbosa disse ainda que o chefe de gabinete não compareceu ao seu novo local de trabalho por causa de problemas de saúde. Conforme a reportagem apurou na semana passada, Itaicy não está cumprindo a portaria protocolada pelo reitor Jackson Proença Testa em 24 de maio, determinando que Itaicy exerça suas atividades como assessor especial no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).
Assim que foi removido, ele (Itaicy) entrou em tratamento de sáude e pediu licença médica, garantiu o advogado. Segundo ele, o chefe de gabinete está com depressão, hipertensão e bronquite. O coordenador de Recursos Humanos (CRH) da UEL, Antônio Benedito Guirro, disse que nenhum pedido de afastamento por problemas de saúde foi protocolado no órgão. Até agora nada chegou ao CRH. Nesses casos, o servidor apresenta ao Núcleo de Bem-Estar da Comunidade (Nubec) um atestado médico que só depois de comprovado é encaminhado ao CRH completou. A Folha não pôde confirmar a informação, no começo da noite.
Guirro informou ainda que Itaicy não irá receber salário referente ao período de 24 a 31 de maio. Ele confirmou que Itaicy não enviou o livro-ponto relacionado à última semana de maio. (Rodrigo Souza Grota e Lino Ramos)


