Adiada discussão sobre royalties
Leandro Donatti
De Curitiba
A análise da mensagem do governo que pede autorização dos deputados para antecipar os royalties da Usina Hidrelétrica de Itaipu, junto à União, foi transferida para a semana que vem. A mensagem, aprovada anteontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), entra na pauta de segunda-feira. Não está definido ainda se na sessão da tarde ou na sessão da noite.
O adiamento foi estratégico, para não coincidir com a polêmica mensagem que institui a cobrança de taxa pelo uso da água no Estado, apreciada somente ontem à noite pelos deputados estaduais. O líder do governo, Valdir Rossoni (PTB), não quis que as duas mensagens do governo Lerner tramitassem ao mesmo tempo em plenário. Seria muito arriscado. Preferimos não acumular, avaliou o deputado.
Rossoni conversou com Nelson Justus e acertou o adiamento para segunda-feira. A intenção do Palácio Iguaçu é liquidar a questão royalties o mais rápido possível. O governador Jaime Lerner (PFL) espera ser chamado na semana que vem para assinar, em Brasília, protocolo com o Ministério da Fazenda, acertando a operação, que pode render até R$ 1,5 bilhão em títulos públicos para a capitalização da previdência estadual, desafogando as finanças do Estado.
O adiamento da matéria para a semana que vem não foi provocado apenas pela análise prolongada da lei que institui a cobrança pelo uso da água, mas também pela convocação do secretário da Fazenda, Giovani Gionédis, marcada para hoje de manhã. Quem ainda tiver dúvidas com relação à antecipação dos royalties, poderá obter os esclarecimentos do secretário, disse Rossoni.





