"Líder, atuante, digno, patriota, corajoso, homem de palavra, trabalhador, generoso e sensível aos problemas da sociedade". Foram inúmeros adjetivos elencados pelos deputados estaduais na sessão desta segunda-feira (12) da AL (Assembleia Legislativa) marcada por homenagens a Rubens Recalcatti, o delegado Recalcatti (PSD), que morreu na noite da última sexta-feira (9) vítima de parada cardíaca. As ações como político, mas principalmente a trajetória como investigador e delegado de carreira na Polícia Civil, foram lembradas pelos seus colegas de Legislativo.

"Nós da bancada da segurança pública tínhamos um timoneiro, um grande líder, justamente nosso xerife: o deputado Recalcatti", agradeceu o deputado estadual Delegado Jacovós (PL) em discurso na sessão desta segunda-feira (12). "Foi uma lenda em defesa do trabalho em conjunto das forças de segurança", lembrou o parlamentar. A AL também fez um minuto de silêncio e decretou três dias de luto.

Imagem ilustrativa da imagem Ademir Bier assume vaga de Recalcatti na Assembleia Legislativa

Delegado Recalcatti, de 72 anos, tomou posse como deputado estadual em maio de 2017, após eleito suplente em outubro de 2014, com 40.358 votos, tendo ocupado a vaga deixada pelo atual prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, também do PSD. Foi reeleito deputado estadual pelo PSD em 7 de outubro de 2018, com 35.348 votos.

Nas últimas eleições de 2018, a "bancada da bala" ganhou força na Assembleia. Além dos delegados Recalcatti e Jacovós, foram eleitos Delegado Fernando Francischini (PSL) e Delegado Fernando Martins (PSL), também da policia civil. Ainda há os policiais militares: Soldado Fruet (Pros), Soldado Adriano José (PV), Coronel Lee (PSL), além do Subtenente Everton (PSL), do Exército, que completa os deputados que representam as forças de segurança na Casa.

"Vai-se o homem, fica-se o exemplo. Era um homem que nunca tergiversava. Era um homem de palavra", afirmou o deputado Luiz Claudio Ramanelli (PSB), primeiro secretário da AL. Para o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), a Assembleia perde um "deputado combativo, aguerrido, defensor dos interesses da população, dos interesses da polícia civil."

SUPLENTE

Imagem ilustrativa da imagem Ademir Bier assume vaga de Recalcatti na Assembleia Legislativa
| Foto: Dalie Felberg/Alep

Com o falecimento de Recalcatti, quem assume a cadeira dele na Assembleia Legislativa é o ex-deputado Ademir Bier (PSD). A convocação foi feita após declaração de vacância lida na sessão desta segunda-feira e a posse está marcada para esta terça-feira (13). Ele é o 3º suplente da chapa PSD/PSC de 2018, recebeu 26.015 votos nas eleições de 2018 e já foi deputado estadual por cinco mandatos.

Gaúcho de Erechim, Ademir Bier veio ao Paraná ainda muito jovem com sua família para residir em Curitiba. Foi filiado ao PMDB, onde militou por quase três décadas. Em 2018, se filiou ao PSD a convite do governador Ratinho Junior. Bier também foi prefeito da cidade de Marechal Cândido Rondon (Oeste), assumiu a vice-presidência da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e, a convite do então governador Roberto Requião, tornou-se diretor administrativo e financeiro da Ferroeste. Atualmente, ocupava o cargo de diretor de Obras da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).