Um dos principais líderes do PSDB no Paraná, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, anunciou sua saída do partido nesta semana. O motivo principal foi a pré-candidatura tucana ao governo do Paraná do ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho, que deixou o Podemos na semana passada. Aliado de Ratinho Junior (PSD), Traiano confirmou em entrevista à FOLHA nesta sexta-feira (28) que vai se filiar à legenda do governador assim que iniciar a janela partidária, no mês de março.

À frente do Legislativo estadual desde 2015, no segundo mandato do governo Beto Richa (PSDB), Traiano ocupou a presidência também durante toda a atual gestão defendendo com afinco as pautas enviadas pelo Executivo. "Minha decisão pelo PSD já vem desde antes ainda, quando Ratinho Junior era pré-candidato em 2018 eu fui dissidente do PSDB à época, até pelo alinhamento politico durante todo esse tempo com Ratinho". Em 2018, os tucanos no Paraná deram apoio a candidatura de Cida Borghetti (PP), ex-vice governadora na corrida eleitoral.

Questionado pela reportagem, o deputado não quis comentar se há uma viabilidade na candidatura tucana ao governo do Paraná ou se a decisão do diretório estadual surgiu apenas para dar palanque à candidatura do governador de São Paulo, o presidenciável João Doria (PSDB). "Não saí do PSDB por uma questão de chapa, é mais exatamente pela minha relação pessoal com Ratinho Junior, tudo o que nós construímos como governo ao longo desses anos. Eleição não se constrói de um dia para outro, ela vem ao longo de um bom longo tempo. Agora o PSDB, queira ou não queira, tem uma candidatura ao governo do Estado."

LITRO TAMBÉM SAI

Também contrário a uma candidatura própria, o deputado estadual Paulo Litro (PSDB) abandonou a presidência da agremiação no Estado após o núcleo de Beto Richa adotar a campanha de uma candidatura própria tucana no Estado. Por meio da assessoria de imprensa, Paulo Litro não quis se pronunciar sobre a saída e apenas adiantou que já tem convite para se juntar à legenda do governador. Richa assumiu o diretório estadual da legenda no Paraná.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1