Acusado não passa cargo em conselho
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2001
Emerson Dias De Foz do Iguaçu
O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Ariston Limberger, não compareceu ontem ao encontro marcado em Foz do Iguaçu para entregar o cargo à nova direção e nem mesmo para explicar sobre a acusação de ter desviado R$ 86 mil do caixa da entidade. Segundo os advogados que acompanham o caso, para dar continuidade ao processo na Justiça serão necessárias mudanças no estatuto da entidade. Limberger é ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon.
O ex-tesoureiro e responsável pela denúncia, Holdi Robert, compareceu à reunião acompanhado do advogado. Ele repetiu o que está no inquérito aberto no início de janeiro na delegacia de Marechal Cândido Rondon. Segundo Robert, na época, Limberger havia solicitado uma folha de cheque em branco para cobrir pequenas despesas. Pelo Regimento Interno, o presidente tem todo o direito de fazer tal pedido. Nunca imaginei que depositaria o dinheiro em sua própria conta, comentou Robert, lembrando que as cópias do cheque e demais documentos já estão sendo analisadas pelo MP.
Logo após a denúncia feita em janeiro, Limberger disse à imprensa que explicaria detalhadamente o que aconteceu até o dia da prestação de contas da presidência, referindo-se ao encontro de ontem onde foram realizadas a eleição e posse dos novos responsáveis.
Para o novo presidente do Conselho, o prefeito de Diamante do Oeste, Gilmar Secco, a primeira medida da diretoria será iniciar um processo de recuperação da imagem desgastada da entidade. O caso terá um acompanhamento jurídico permanente, afirmou. As ações do conselho ficaram estagnadas nos últimos 12 meses porque estávamos em um ano político.
Os advogados estão analisando agora a possibilidade de inserir mudanças no estatuto para alterar as brechas que permitiram ao presidente solicitar o cheque em branco. O conselho é composto por representantes de 16 municípios que margeiam o reservátorio de Itaipu no extremo oeste do Estado e foi criado com o objetivo de elaborar projetos que auxiliem o desenvolvimento da região.