Acusado foragido pode obter habeas corpus em Campinas
Agência Estado
De Campinas
O advogado Herberto Aparecido Guimarães pretende ingressar com pedido de habeas corpus em favor do empresário Willian Walder Sozza, que está foragido desde o dia 14, quando teve a prisão temporária decretada pela Justiça do Maranhão. Sozza é acusado de comandar a conexão em Campinas de uma suposta quadrilha de roubo de caminhões, tráfico de drogas, e lavagem de dinheiro, comandada pelo deputado cassado do Acre Hildebrando Pascoal.
Até agora, há contra meu cliente apenas acusações que não foram comprovadas e nenhuma denúncia formal do Ministério Público, disse o advogado. A informação de que Sozza comandaria uma das conexões da suposta organização criminosa foi dada pelo próprio motorista do empresário, Jorge Meres Alves, em depoimento à CPI do Narcotráfico.
Guimarães assumiu a defesa de Sozza na quinta-feira em substituição ao advogado Arthur Eugênio Mathias, que decidiu abandonar o caso. Minha primeira providência será ir até o Maranhão para verificar nos autos a fundamentação da prisão temporária.
Segundo ele, há grande possibilidade de ingressar com pedido de habeas corpus em favor de Sozza. A opinião pública nesse caso pesa muito, mas confio no Judiciário, disse o advogado, que afirma ter recebido uma procuração assinada pelo próprio Sozza, entregue pelos irmãos do empresário. Ainda não tive nenhum contato com meu cliente e não sei onde ele está. Ele acredita que o fato de Sozza estar foragido não representa um agravante. Essa atitude funciona como proteção para poder provar sua inocência.
Sozza também é alvo de dois inquéritos instaurados no início do ano pela Polícia Civil de Campinas. Uma sindicância aberta há dez dias também investiga o suposto envolvimento de policiais civis locais com o crime organizado. Pelo menos seis policiais civis tiveram o sigilo fiscal quebrado pela Justiça.





