ACM diz que denúncias envolvem FHC
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de abril de 2001
Tânia Monteiro e Eugênia Lopes Agência EstadoDe Brasília 
O ex-presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse ontem que as denúncias de fraudes na Sudam atingem a figura do presidente Fernando Henrique. E para reforçar sua tese ACM defendeu, em discurso na tribuna do Senado, que o presidente divulgue o nome de quem indicou os superintendentes da Sudam, envolvidos nas denúncias. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, já admitiu que aceitou indicações do presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA) para cargos de direção na Sudam.
O País não aguenta mais, e dizer-se que isso não toca na figura do presidente?, indagou ACM. Toca. Só não tocaria se ele não soubesse e como ele (FHC) sabia, ele tem é que dizer claramente: estou agora demitindo os desonestos que foram indicados por fulano de tal, completou ACM. Ele disse ainda que dois ministros indicados por ele foram demitidos por um ato mesquinho e impensado do senhor presidente da República, mas saíram com a cabeça erguida pela honestidade com que procederam.
A reação do PMDB, partido de Jader, veio em seguida. Momentos depois do discurso de ACM, o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), também subiu à tribuna, defendeu Jader e atacou ACM. Seria óbvio acusar o ACM pelos desvios da Sudene, na condição de ter indicado para lá vários superintendentes, sustentou Calheiros, ao lembrar que o hoje senador Paulo Souto (PFL-BA) já foi superintendente da Sudene por indicação de ACM. Com certeza teremos um desvio superior ao R$ 1 bilhão, disse o líder.
Irritado com as acusações, ACM voltou ao plenário do Senado para responder a Calheiros. Insinuou que uma construtura que atua apenas em Murici (AL), ganhará uma grande obra do DNER, subordinado ao ministro peemedebista Eliseu Padilha (Transportes). Ressaltou ainda que Calheiros foi aliado do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Muitos apoiaram o Collor, mas nunca se misturaram com o Collor e o PC Farias e não sei se o doutor Renan Calheiros poderia dizer o mesmo, afirmou ACM.


