A convenção, hora a hora
A CONVENÇÃO, HORA A HORA
Acompanhe, passo a passo, os principais momentos da convenção do PMDB, realizada ontem no plenário da Câmara de Deputados:
9h10 - Teve início o credenciamento para os convencionais no Salão Verde da Câmara.
9h15 - Chegou o ex-governador Orestes Quércia (SP)
9h28 - Os militantes pagos pelos governistas iniciaram o tumulto na porta do plenário, entrando em choque com os seguranças da Câmara.
9h38 - Os militantes governistas forçaram a entrada do plenário e quebraram a porta de vidro. Posicionaram-se na lateral do plenário, à esquerda da Mesa.
9h45 - Apoiadores da candidatura própria gritam: Não é PMDB quem vai de FHC.
9h50 - Militantes do MR-8 forçam a porta localizada à direita da Mesa e entram no plenário.
10h - Os líderes do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), e no Senado, Jader Barbalho (PA), sentam-se à Mesa e discutem com o ex-deputado Airton Sandoval (SP).
10h15 - Acontece o primeiro confronto entre militantes. Os dois grupos trocam socos em frente à Mesa.
10h30 - Paes de Andrade chega ao plenário acompanhado do ex-presidente Itamar Franco. Itamar aperta a mão de Jader, mas apenas faz um gesto de cabeça em direção a Geddel.
10h50 - O presidente do PMDB abre a convenção.
10h58 - Os convencionais cantam o Hino Nacional.
11h05 - Paes inicia seu discurso.
11h15 - Claque governista grita: Paes, Paes, Paes, ninguém te aguenta mais.
11h20 - O presidente anuncia o discurso de Itamar. Jader apresenta questão de ordem, contesta a condição de pré-candidato de Itamar e pede inscrição para falar.
11h30 - Militantes do MR-8 jogam notas de R$ 1,00 e moedas em Jader e Geddel. E gritam, enquanto Jader fala: Traidor, traidor. Jader aponta para os militantes pró-candidatura própria e diz: Esse pessoal deve ter votado no Collor.
11h40 - Itamar inicia seu discurso. Não consegue falar devido ao barulho. Claque governista grita: Rá, rá, rá, fora Itamar. Itamar fala sobre suas origens peemedebistas.
11h49 - Briga entre militantes produz ferimentos no rosto de uma pessoa pró-candidatura. Com o sangue escorrendo até o pescoço, o militante se joga contra a claque governista. Na parte da frente do plenário se dá um grande empurra-empurra, semelhante ao de torcidas organizadas em estádios de futebol. Itamar fica impossibilitado de prosseguir seu discurso por causa da baderna. Jornalistas, por causa do empurra-empurra, acabam subindo para o local onde fica a Mesa Diretora da Câmara.
11h45 - Jader diz: Eu falei logo cedo para não deixar entrar pessoas que não são militantes. Paes responde que chamará a segurança da Câmara.
12h01 - Enquanto Itamar discursa, claque governista grita: Itamar corno, Itamar corno. Militantes fazem com a mão sinal mostrando apenas os dedos indicador e mínimo esticados.
12h09 - Itamar termina seu discurso pregando justiça social.
12h12 - Jader vai para a tribuna fazer seu discurso. Diz que o PMDB foi seu único partido. Não fomos para o PRN com o Collor, diz, numa referência a Itamar.
12h21 - Enquanto Jader usa a tribuna do lado esquerdo da Mesa para falar, do lado direito Roberto Requião arremessava bonés do PMDB para a platéia. Jader evita Itamar dizendo que ele continua funcionário do governo FHC. E que muitos querem a candidatura própria e não têm a vergonha na cara de entregar os cargos que têm no governo.
12h37 - Requião começa o seu discurso. É impedido de falar por causa de um apitaço promovido pelos governistas.
12h54 - Requião pergunta: Esse grupo será mesmo de filhos de FHC ou será só um grupo de percevejos. Itamar havia, há algumas semanas, chamado Geddel de percevejo de gabinete.
13h14 - Requião termina seu discurso, ainda irritado com os apitos dos governistas.
13h16 - Geddel inicia seu discurso. E diz: Requião, eu não lhe levo a sério. Prefiro ser chamado de percevejo por alguém que abandonou o partido do que ser chamado de Maria louca por alguém de dentro do partido. Claque pró-candidatura própria responde chamando Geddel de anão do Orçamento.
13h29 - Quércia começa seu discurso. Claque do MR-8 grita: Quércia, é povo, é PMDB.
13h42 - Paes anuncia que há quórum para iniciar a votação.
14h15 -
Iniciada a votação.
17h30 -
Encerrada a votação
17h40 - Paes anuncia o início da apuração
17h55 - Abertura das urnas para conferência do número de votantes com o total de votos
18h45 -
Início da contagem dos votos
19h33 -
Fim da apuração
Fonte: Agência Folha





