'A Constituição quer que a imprensa seja livre'
Curitiba - Um dos temas tratados na abertura do XIX Congresso Brasileiro de Magistrados foi a liberdade de imprensa e de sigilo de fontes. O ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos acredita que essas questões foram aventadas, ultimamennte, devido a uma espécie de ''estresse pós-eleitoral'' no Brasil. No entanto, por parte do governo, Bastos disse que existem as melhores convicções de que a liberdade de imprensa é tão fundamental quanto o Poder Judiciário para a democracia.
Perguntado se o presidente da República estaria estressado nos últimos dias, devido às suas declarações, o ministro foi rápido na resposta. ''Ele não está nem um pouco estressado. Com 59 milhões de votos é difícil a pessoa ficar estressada. Está muito alegre com a grande vitória que obteve. Há um estresse porque houve perdedores, gente que esperava ganhar e perdeu'', justificou o ministro.
Segundo ele, o Governo respeita os valores constitucionais de liberdade de imprensa e liberdade de sigilo de fonte. ''Eu tenho dito uma frase que vou repetir aqui. A Constituição quer que a imprensa seja livre, não quer que ela seja justa ou responsável. Isso é defendido pela Constituição e tem que ser defendido pelo Governo''. (F.G.)





