Imagem ilustrativa da imagem 90% do eleitorado compareceu às urnas nos hospitais e asilos
| Foto: Guilherme Marconi - Grupo Folha

O projeto Cidadania Plena, idealizado pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), teve 90% de participação no 1º turno das eleições. De 1.026 pessoas aptas a votar nas seções eleitorais instaladas pela iniciativa, 920 compareceram às urnas. O programa contou com repercussão nacional.

O HU (Hospital Universitário) de Londrina teve o maior índice de adesão ao projeto. Apenas uma pessoa, das 52 que estavam aptas, não compareceu para votar. Além dos votantes, 98 eleitores justificaram seus votos.

Em Curitiba, o Hospital de Clínicas foi o que recebeu mais eleitoras e eleitores. Com 95% de participação, das 186 pessoas aptas apenas nove não votaram. O Hospital Erasto Gaertner e a instituição de longa permanência Recanto do Tarumã tiveram 86% de presença cada.

Já em Maringá, o Hospital Universitário e o Lar dos Velhinhos tiveram 89% e 92% de adesão, respectivamente. Enquanto o Hospital do Câncer, de Cascavel, teve um percentual de 82%.

CIDADANIA PLENA

O programa instalou seções eleitorais em cinco hospitais e duas instituições de longa permanência em quatro municípios paranaenses. Pessoas internadas, idosas, idosos e profissionais de saúde puderam votar no dia 2 de outubro, 1º turno da eleição, sem precisar de locomoção. As seções também serão instaladas no dia 30 de outubro, 2º turno das eleições gerais.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.