103 deputados formam a eclética bancada literária
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 16 de fevereiro de 1998
João Domingos Agência Estado 
Um quinto da bancada de deputados federais produz mais do que discursos. Levantamento feito pelo primeiro-secretário da Câmara, Ubiratan Aguiar (PSDB-CE), revelou que 103 parlamentares têm obras publicadas sobre os mais diversos assuntos. Alguns são autores consagrados, a exemplo dos deputados Roberto Campos (PPB-RJ) e Yeda Crusius (PSDB-RS). A obra de Yeda Introdução à economia é adotada nas escolas universitárias de economia do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa.
O deputado Carlos Melles (PFL-MG) é um especialista em questões relativas ao plantio de café. Ele escreveu 18 textos sobre o processo de maturação e qualidade do café, o efeito da pulverização de fungicidas nas plantas, o controle químico de cigarras na lavoura cafeeira, a ferrugem e o manejo dos pés de café no caso de geada, e mais de uma dezena de obras sobre o tema. O deputado-veterinário Aroldo Cedraz (PFL-BA) teve seu estudo sobre a dermatite solar em bovinos da raça nelore traduzido para o alemão e o suíço. O deputado Feu Rosa (PSDB-ES) é um estudioso das questões relativas à fome.
O repertório bibliográfico pesquisado por Ubiratan Aguiar excluiu todos os livros publicados pela Câmara ou pelo Senado. É que estes geralmente são montados a partir de uma coletânea dos discursos feitos pelos parlamentares. A pesquisa sobre as obras foi feita nas bibliotecas públicas do País. Cada deputado recebeu também um formulário, para informar se tinha alguma publicação.
Em resposta à pesquisa o líder do PMDB, Geddel Vieira Lima (BA), enviou à primeira-secretaria o discurso que fez na colação de grau dos bacharéis em Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, turma de 1981. Deu até um título para as 10 linhas do discurso: Visão contemporânea da sociedade. Se não convenceu como literato, pelo menos Geddel conseguiu figurar no livro sobre os deputados escritores, editado pela Câmara. Está lá, na página 88, em uma referência de seis linhas.
O deputado padre Roque (PT-PR) escreveu um livro curioso - América Latina, o não ser. Na obra, editada pela Vozes, padre Roque (foto) faz um estudo filosófico que busca desdobrar o pensamento de Enrique Dussel, filósofo e historiador argentino, refazendo seus passos. Procura, ainda, o que significa o partir para onde e o porquê das afirmações de Dussel, ao propor uma filosofia pós-moderna, universal, popular, feminista, de libertação, que pretende, fundamentalmente, ser filosofia latino-americana.


