Nas paredes de cor verde-água da Casa de Leitura Zélia Gattai, em Barra do Jacaré (47 km a oeste de Jacarezinho), as estantes de livros sobem até o alto. É difícil a criançada alcançar as obras que estão mais acima. Mas as encadernações estão todas lá, organizadas de forma milimétrica, prontas para serem folheadas deliciosamente por adultos ou pequenos. As paredes, e até as janelas, estão forradas de cartazes. Desenhos de Ziraldo mostram, como bem diz a legenda, ''milhões de crianças brasileiras com livros de leituras nas mãos''.
Logo na entrada, fica a mesa da professora Aparecida Maria da Silva Almeida, 44 anos, a Cidinha. Seu sorriso não é só demonstração de orgulho e alegria, como também de persistência. Desde 1996, ela sonhava em montar uma biblioteca na pequena cidade. O sonho começou a tomar forma em 1998. Sua acanhada sala de aula na Escola Municipal Pio XII começou a receber livros doados. Ela iniciou seu projeto, o Acervo na Sala de Aula. As doações vieram de escritores importantes: Ziraldo, Zélia Gattai e Paulo Coelho são alguns dos 83 autores com os quais mantém constante contato por correspondência.
Cidinha teve que se transferir para outra sala de aula. Mas não desistiu da biblioteca. No Conjunto Habitacional José Galdino Pereira, onde mora, lembrou da casa de reuniões da associação de moradores, construída em mutirão. A casa era usada para jogos de baralho. Mas a professora conseguiu sensibilizar os funcionários da Cohapar, e pôde instalar no local seu sonho. A casa fica a 15 metros da PR-092, e a 50 da casa da professora.
Em 2002, o acervo mudou-se enfim para sua instalação própria, e tornou-se, oficialmente, a Casa da Leitura Zélia Gattai. Hoje, já são mais de 4 mil livros espalhados pelas estantes. Crianças cadastradas, são mais de 100. Algumas delas são devoradoras de letrinhas e já leram vários livros. Cidinha, em segredo, promoveu uma homenagem para as pessoas que lessem mais livros durante o período: os 17 melhores leitores receberam medalhas de honra ao mérito. E a própria Zélia Gattai enviou um livro autografado para cada um dos ratinhos da biblioteca premiados.
Cidinha não se abala com as críticas. Há que diga o Projeto Casa de Leitura Zélia Gattai destina-se a promoção política. Segundo a coordenadora da casa, a intenção é formar jovens mais cultos e respeitados, e incentivar não só os pequenos, como também os adultos, de maneira gratuita, a desenvolver o prazer pelo hábito da leitura. Prazer do qual ela mesmo desfruta desde pequena. Sempre gostou de ler, e sofria com a falta de livros na pequena Barra do Jacaré. Livrarias, só nas vizinhas Andirá ou Santo Antônio da Platina. Livros, existiam apenas na secretaria de Educação, ou na Escola Maria Francisca de Souza.
O projeto é desenvolvido junto com a Associação Comunidade Solidária, e está fazendo a pequena Barra do Jacaré, com cerca de 4 mil habitantes, se tornar grande quando o assunto é formação de leitores. E a vontade de crescer continua. Quem quiser ajudar é só ligar para (43) 537-1016 ou 537-1234.

mockup