As vendas deste Natal caíram de 3% a 4% em relação às do ano passado. Os dados são nacionais e foram divulgados ontem pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e pela Serasa Experian. Ainda não há resultados de levantamentos feitos em âmbitos estadual, nem municipal. Nesta semana, deve sair pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP). A Fecomércio do Paraná e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) só devem divulgar seus números em janeiro. O levantamento da Alshop foi feito com 150 empresas de varejo associadas à entidade e apontou retração de 3%. Já o indicador do Serasa Experian, que mostrou queda de
4%, é medido com base nas consultas que os lojistas fazem ao banco de dados da empresa no período de 18 a 24 de dezembro. Foi a segunda maior queda apontada pelo indicador, criado em 2003. Em 2015, as vendas natalinas foram 6,4% menores que as de 2014.(Nelson Bortolin/Reportagem Local)