O fim de semana é especial para a comunidade católica do Brasil. Neste sábado (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do País. Em Londrina, o Santuário localizado na Vila Nova deve receber cerca de 30 mil fiéis de várias cidades e as homenagens incluem missas, benção de carros, coroação e procissão.

A 22ª edição do Dia da Padroeira no Santuário de Londrina já é uma prova de amor. Os preparativos ficam por conta de 800 voluntários que desde o mês de maio trabalham na organização. A festa surgiu como uma celebração pequena na década de 1990 e foi crescendo, atraindo devotos de muitos lugares.

O outro acontecimento especial será no domingo (13), quando Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, entrará para a história como Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil.

Independente de religião ou de crença, certamente muitos brasileiros se emocionaram ao ver a imagem de Irmã Dulce e de outros três beatos que serão canonizados no dia 13 de outubro na Praça São Pedro, no Vaticano. É lá que acontecerá a cerimônia de canonização conduzida pelo papa Francisco.

A canonização de Irmã Dulce (1914-1992) tem um significado grandioso para o momento que o mundo atravessa. Ela é uma santa “contemporânea”, como bem lembrou a sobrinha da religiosa, Maria Rita Lopes Pontes, que administra o trabalho social deixado pela tia em Salvador, na Bahia, e que atende gratuitamente cerca de dois milhões de pessoas anualmente só na capital daquele Estado. São 11 mil tratamentos de câncer por mês.

Irmã Dulce viveu neste mundo que conhecemos e muita gente ainda se lembra da sua voz e de suas mensagens. É uma santa com uma obra muito próxima e que orgulha os brasileiros.

Os católicos vão homenagear no domingo a história de uma mulher batalhadora, persistente e sonhadora, que peregrinou por anos em busca de recursos para construir um local para abrigar pobres e doentes que viviam nas ruas de Salvador. Um exemplo de vida, uma inspiração para que as pessoas lutem pelos seus sonhos com amor e paz e busquem realizações que ajudem a melhorar a comunidade onde vivem. Impossível uma mensagem mais atual.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!