Tenho tido o prazer e a honra de comparecer a entregas de Título de Cidadão Honorário de Londrina a vários amigos que vieram morar em Londrina por escolha, como eu, ou por uma feliz destinação de sua função ou vida profissional. Todos os agraciados foram escolhidos por unanimidade pelos nossos vereadores que assim cumprem o dever de prestar reconhecimento a quem, por sua dedicação, seu amor à cidade, seu senso cívico e seu humanismo se dedicam, entre nós, a assistir com entusiasmo e competência, com obras e atividades, ao resgate da dignidade humana, à promoção de pessoas a um degrau mais elevado na vida, na profissão, no crescimento, na educação e na saúde.

São muitos os merecedores, e nisto Londrina tem tido a sorte de abrigar muitas pessoas que admiramos e que, não nascidos aqui – pois não escolhemos onde nascer – adotam a cidade como sua e como sua a gente londrinense, e aqui constroem sua vida, sua profissão, sua família.

Não devo ser o primeiro a reconhecer que alguns são excepcionais e que, mercê de sua acidental vinda a Londrina, pela função que exercem ou suas próprias qualidades, se apaixonam pela cidade e seu povo, se dedicam e se integram à cidade como verdadeiros construtores do que é Londrina, cidade admirável, cujo povo é trabalhador e criativo e, por isso, se tornam londrinenses como os que mais o sejam.

Veio de Malta, há mais de meio século, como bênção especial para Londrina, um jovem religioso que atendeu a convite do querido bispo de então e, certamente sem ideia do que encontraria nos sertões brasileiros, se entregou de corpo e alma ao sacerdócio e vem espalhando caridade, obras maravilhosas, cuidando de enfermos, de famílias e de necessitados de amparo espiritual.

Ora, direis, não é este o dever do sacerdote? Sim, concordo, mas há que reconhecer os níveis de excelência a que chegam alguns, outros não, talvez porque não dotados do mesmo talento, erudição, estudo constante e aprimoramento ao longo da vida.

Bernard Carmel Gafá, monsenhor, querido jovem sacerdote que nos casou e a quem, Luiza e eu sempre tivemos em tão alta conta, batizou nosso filho mais velho e a fortuna nos sorriu para estar conosco em nossas Bodas de Ouro, é a paternal figura, de homem e religioso, humilde e corajoso, forte e decidido, a quem os londrinenses, nativos ou por adoção como nós, tanto devemos.

A Igreja da Imaculada Conceição, tão acolhedora, é a preciosa joia que agora frequentamos aos domingos, e que muito se beneficiou do senso prático, de grande administrador que é monsenhor Bernard, e mais se beneficiou, certamente, a Catedral de Londrina, nosso monumento à cristandade chantado à praça central, de onde se irradiou a Londrina grande e querida que hoje nos abriga e nos irmana.

Dali se irradiou a cidade e muitas igrejas cristãs que demonstram a fé deste povo caloroso e trabalhador. Monsenhor, sem alarde mas com muita constância, ajudou a quase todas, erigiu algumas, contribuiu quando pode e quanto pode.

Caríssimos edis que elegemos à Câmara Municipal; louvamos seu trabalho e sua responsabilidade de reconhecer construtores de Londrina; a vereança, por força de compromisso para com seu partido pode ter visões diferentes mas, nestes momentos, e para este propósito, os torna a todos unânimes na concessão da honraria que é o reconhecimento aos londrinenses de fato, que acrescentam à cidadania ter Londrina por berço de sua vida, de sua família, de seu trabalho e a engrandecem por sua dedicação.

Bernard Carmel Gafá, maltês londrinense, dedicou-se às pessoas, às famílias, a todos os necessitados que, por diversas razões e bênção do Senhor, pode consolar e aconselhar; suas obras físicas, numerosas, de qualidade, enfeitam nossa cidade, abrigam a todos nós em nosso recolhimento e na oração que devemos por quem nos irmana de tal forma que cabe, de maneira cidadã e responsável, reconhecer com o título de Cidadão Honorário de Londrina, pois nos honra sua presença, seu passado e sua história e, certamente, nos concede grande honra e agrado que Deus nos permita tê-lo entre nós, morador como nós, londrinense como nós.

Deus seja louvado! Agradecemos e cumpram o mandato delegado por todos os londrinenses verdadeiros para honrar um londrinense verdadeiro.

JOSÉ MACHADO BOTELHO, funcionário aposentado do Banco do Brasil e Governador 2009/2010 do Distrito 4710 de Rotary International.