EDITORIAL -

Um estado mais competitivo


Folha de Londrina
Folha de Londrina

O Paraná está entre os estados mais competitivos do Brasil, segundo o Ranking da Competitividade de 2019. São Paulo e Santa Catarina lideram a lista elaborada pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que tem na terceira posição o Distrito Federal e só então, em quarto lugar, aparece o Paraná.  

Mas pode ser que nos próximos anos as posições dos estados mudem e o Paraná comece a ganhar postos no ranking do CLP.  

Todo mundo sabe que o Brasil é um dos países onde o processo de importação é mais complexo. E até recentemente, o Paraná também seguia na mesma direção, com altas cargas tributárias, perdendo empresas para estados que oferecem taxas mais vantajosas para o setor. Na busca por maior competitividade, os incentivos fiscais são um dos principais atrativos para os importadores. 



Foi com essa disputa por empresas, contudo, que surgiu a chamada guerra fiscal, prática considerada por muitos especialistas como prejudicial, pois pode fazer com que municípios e estados deixem de arrecadar recursos em grande volume.  

Entretanto, não dá para ignorar que em tempos de pandemia, atrair empresas que gerem empregos e movimentem a economia é uma necessidade. E foi tentando atrair investimento que o governo estadual atualizou, em abril deste ano o decreto 6.434/2017 que dispõe sobre o programa Paraná Competitivo. Há anos, o Paraná vinha perdendo espaço especialmente para Santa Catarina e Espírito Santo.  

As modificações tratam das operações de comércio eletrônico e também da revenda de mercadorias importadas com desembaraço aduaneiro nos portos e aeroportos paranaenses. 

Com as atualizações, o decreto autoriza a concessão de crédito presumido do ICMS, oferece incentivos para melhoria da infraestrutura das empresas e prevê medidas para desburocratização e capacitação profissional. 

Além de incrementar as atividades portuárias e aeroportuárias, o governo quer atrair novos empreendimentos que gerem  desenvolvimento para o  Estado. 

Como a FOLHA mostra nesta edição, a novidade vem agradando empresários que começam a retornar para o Paraná. Essa é uma boa notícia.  

É importante, em uma crise como essa, gerada pela pandemia do novo coronavírus, o poder público ficar atento para identificar quais políticas precisam ser atualizadas para enfrentar o momento de dificuldades. Isso pode ser traduzido em criatividade e resiliência.  

  

 A Folha agradece a preferência! 



 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:

Últimas notícias

Continue lendo