Como uma ciência que estuda a dinâmica da sociedade, e sendo esta dinâmica construída através do cotidiano, a sociologia tem sua conexão muito bem estabelecida com a atualidade, sem deixar de lado nenhum aspecto histórico, seja na relação indivíduo/sociedade ou na relação indivíduo/natureza.

“É impossível estudar a sociologia sem entender essa conexão entre a pessoa e o grupo que ela interfere, e que ao mesmo tempo interferem na pessoa”, explicou o professor Luciano Verdicchio, do Colégio Marista de Londrina. Segundo ele, o vestibular da UEL, tradicionalmente, coloca uma cobrança considerável nas disciplinas de Ciências Humanas, especialmente na sociologia.

O professor comentou que a UEL insere em suas questões os conceitos mais importantes da disciplina, com os autores clássicos e contemporâneos, além dos sociólogos brasileiros, e que seus conteúdos podem tomar dois rumos: o primeiro, mais conteudista - ligado às vertentes do trabalho, da política e da cultura – e outro, mais ligado às atualidades, exigindo que o estudante tenha uma leitura sobre o que vem acontecendo ao seu redor. “Alguns enunciados levam em consideração questões ligadas às mídias, como fake news; ligadas à política, como discursos negacionistas; e a questão ambiental, como o impacto do desmatamento à população indígena”, disse.

Responda ao simulado com as questões do Caderno 8 do Folha Vest (Ciências da Natureza)

Com o tema “fronteiras”, Verdicchio coloca que o vestibular passado conseguiu aproveitar temas da atualidade, como governos extremistas e políticas de segregação, mas que isso não é, necessariamente, uma regra. “As questões de sociologia vêm mais na linha de se adequar à temática e à possibilidade de algum fenômeno da atualidade ser cobrado, porém não é uma máxima dentro da prova”, reiterou.

Para entender os “porquês” dos fenômenos sociais e das motivações tomadas por determinado grupo, por exemplo, Verdicchio aponta que o aluno deve se utilizar de uma interpretação mais puxada para o lado sociológico. “O aluno tem que ter ideia que a UEL cobrará testes que ele tenha uma visão crítica do ponto de vista de desvendar essa realidade, a partir desse instrumental sociológico, trabalhado em sala de aula, e vamos aprimorando o uso da sociologia no cotidiano”.

Imagem ilustrativa da imagem UEL exige que aluno tenha `olhar crítico´ sobre a sociedade
| Foto: iStock

Neste sentido, indica o professor de sociologia do Colégio Marista, o aluno conseguirá produzir um novo discurso. E ele explica a importância disso. “Fazer o aluno perceber que a sociedade tem diferentes faces. E que a realidade que está ao entorno dele é muito mais complexa e profunda do que pura e simplesmente o que a gente consegue ler em uma notícia, por exemplo”, apresentou.

AUTORES CLÁSSICOS NA LISTA

De acordo com o professor, os autores considerados como fundadores da sociologia devem, de alguma forma, aparecer no vestibular da UEL. “Costumo dizer que você não vai ter uma prova sem que os fundadores sejam cobrados. Um desses caras acaba caindo”, afirmou, se referindo aos franceses August Comte (considerado o “pai” da disciplina), e Émile Durkheim, e aos alemães Karl Marx e Max Weber.

Entre os temas, o professor coloca que o programa da disciplina, que consta no Manual do Candidato, divide em oito temas praticamente todo o conteúdo de sociologia estudado no ensino médio, principalmente no terceiro ano. “É um programa norteador, o que não quer dizer que todos os conteúdos listados lá possam vir a aparecer no vestibular, principalmente neste formato adaptado”, alertou.

Os oito temas, de acordo com o programa da disciplina, são: “O Conhecimento em Ciências Sociais – Teoria e Método”; “Relação Homem/Natureza”; “Indivíduo, Identidade e Socialização”; “Estrutura e Estratificação Social/As Desigualdades Sociais”; “Mudança/Transformação Social/Movimentos Sociais/Direitos/Cidadania”; “Política/Estado Dominação e Poder”; “Cultura e Diversidade Cultural”; e “A Indústria Cultural e a Ideologia”.

A Sociologia é, na visão do professor, a disciplina que mais dialoga com as outras. “Muito do que vai ser retratado ali nas questões são problemas do cotidiano. E de repente, uma leitura que se faz sobre vida em sociedade, pode te ajudar em um cálculo, te ajuda a chegar numa resposta”, finalizou.

Ouça o podcast com essa entrevista