O verão mexe com as pessoas que não aguentam mais a rotina e querem aproveitar o calor para estar, de preferência, perto das águas, seja nas praias ou num balneário bem perto de casa, para quem mora no Norte ou Norte Pioneiro do estado.

Em vez de pegar a estrada e rodar cerca de 500 km até o Litoral, enfrentando rodovias complicadas, trânsito pesado e até o receio de alguma barreira por causa dos desmoronamentos, infelizmente até comuns nesta época de chuvas, as pessoas que querem mais descanso, menos problemas e mais economia podem encontrar diversão e acomodações confortáveis nos municípios localizados perto das represas de Capivara ou Chavantes

Em reportagem nesta edição, a FOLHA mostra que vários roteiros turísticos estão bem mais perto, o que faz com que o fluxo de turistas para alguns municípios - como Carlópolis, Primeiro de Maio e Ribeirão Claro - aumente e os estabelecimentos comerciais faturem até 20% a mais no período que vai de dezembro até o Carnaval.

Comércio e serviço são os setores mais beneficiados, mas o imobiliário também vê crescer as oportunidades, por conta dos aluguéis para a temporada até em municípios que não estão à beira das represas, mas no seu entorno, como é o caso de Santo Antônio da Platina.

Em Carlópolis, que tem cerca de 14 mil habitantes, o fluxo de turistas é intenso e os comerciantes ficam bem satisfeitos com as "caras novas" que aumentam o consumo por lá durante o verão.

Em Ribeirão Claro há até mesmo a opção de hospedar-se num resort de luxo, mas o que atrai os visitantes são as opções de turismo rural de lazer e aventura. A cidade que conta com 60 empreendimentos turísticos chega a hospedar mais de 5 mil pessoas na temporada, formando-se assim uma pequena cidade dentro de outra cidade, tudo por causa da represa de Chavantes, na divisa do Paraná com São Paulo.

Já quem quer ficar bem pertinho de Londrina, pode aproveitar o verão em Primeiro de Maio, Alvorada do Sul ou Sertaneja, cidades banhadas pela represa de Capivara, um dos locais mais procurados no verão para quem quer ficar à beira d'água.

Com as temperaturas máximas variando entre 30 e 34 graus em Londrina e região, nos últimos dias, há muitas oportunidades para se refrescar aos finais de semana, sem precisar pegar a estrada para passeios longínquos. Para quem gosta de comodidade, passear pela região pode ser bem mais vantajoso, inclusive para o bolso, e nem precisa enfrentar o trânsito para subir a serra. Um mundo aprazível de água doce está aqui mesmo, na vizinhança. E o turismo do interior também agradece a preferência.

A FOLHA deseja um ótimo verão aos seus leitores!