Transporte rodoviário precisa ser sustentável e eficiente
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segunda-feira, 13 de maio de 2024
Folha de Londrina
O novo pacote de concessão das rodovias do Paraná, dividido em seis lotes, prevê obras importantes para colocar a infraestrutura do Estado em uma posição competitiva. Além de duplicações e outras melhorias no sistema rodoviário, porém, é preciso também pensar em maneiras de tornar essa mobilidade sustentável.
Um primeiro e importante passo foi dado recentemente com a entrada em operação da primeira rota dos Corredores Sustentáveis da Compagas, a antiga companhia de gás do Paraná que agora é uma empresa privada que tem a Copel como acionista majoritária. No trajeto de quase 400 km que ligam as duas principais cidades paranaenses, há oito postos com gás natural para veículos pesados.
A introdução de postos de abastecimento de gás natural ao longo dessa rota oferece uma alternativa mais limpa e sustentável ao diesel, tradicionalmente utilizado por veículos pesados. Isso contribui diretamente para a redução da dependência de combustíveis fósseis e para a mitigação das emissões de poluentes, auxiliando na preservação da qualidade do ar e na luta contra as mudanças climáticas.
A transição para combustíveis alternativos, como o gás natural e o biometano, é essencial para o alcance de uma matriz energética mais diversificada e sustentável. Essa mudança reduz os impactos ambientais negativos associados aos combustíveis fósseis e abre caminho para uma economia mais verde e resiliente.
A estratégia da Compagas é ampliar a oferta de gás natural e biometano para veículos pesados, especialmente caminhões e ônibus, facilitando o transporte da produção agroindustrial, inicialmente das regiões Norte e Noroeste do Estado, para o Porto de Paranaguá, integrando o estado às principais rotas logísticas do país e contribuindo para a mobilidade urbana sustentável. Além dos postos em operação, a Compagas planeja adicionar mais dois postos até o final do ano, com expansão prevista para as cidades de Maringá e Paranaguá até 2025.
É de se comemorar que Londrina tenha a primeira rota conectada com a capital. A autonomia de trajeto até o Porto de Paranaguá é crucial para o escoamento de produtos e para a economia regional. Ganha toda a região Norte do Paraná e não só no setor de transporte. A adoção de medidas sustentáveis de sucesso tem o poder de impactar e disseminar a cultura também para outras esferas da economia.
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