Trabalho e desenvolvimento
O emprego formal é um importante indicador de desenvolvimento de uma sociedade. Além de ser a principal fonte de renda dos trabalhadores, oferece também uma garantia dos direitos sociais. Estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil aponta que mais da metade dos municípios paranaenses apresenta taxa de "trabalho decente" abaixo da média nacional. O indicador brasileiro ficou em 59,6%, segundo cálculos da OIT, enquanto o índice apurado no Estado ficou em 66%. Em mais da metade dos municípios do Paraná 58,4% do total o índice de formalidade ficou abaixo de 59,6%.
Para composição do índice, a OIT considera vários itens, entre oportunidades de emprego, rendimentos adequados, conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, brancos e negros. Outra informação bastante relevante é que a formalização está diretamente relacionada ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Dos 30 municípios com os mais baixos indicativos de formalidade laboral, quatro estão entre os que detêm também os 30 menores PIBs: Marquinho (Centro-Oeste), Mato Rico (Centro-Oeste), Novo Itacolomi (Norte) e Nova Santa Bárbara (Norte Pioneiro).
Se a geração de empregos mostra-se tão importante ao bom desempenho da economia, é fundamental que se estabeleçam políticas claras de incentivo à formalização. Em 2006 o Brasil lançou uma Agenda Nacional de Trabalho Decente e ficaram definidas três prioridades: geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; erradicação do trabalho escravo e eliminação do trabalho infantil, em especial em suas piores formas; e fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.
Nesse último ano a geração de emprego caiu, afetada fortemente pela crise econômica; apesar dos esforços, o trabalho escravo e o infantil não foi reduzido. Portanto, é preciso que sejam definidas estratégias capazes de solucionar esses problemas. Incentivando a formalização dos empregos, incentiva-se o próprio desenvolvimento do País.





