Tecnologia e transparência: aliados para elevar a eficiência da gestão pública
No Brasil, a transparência na gestão pública é uma demanda crescente por parte da população
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de setembro de 2024
No Brasil, a transparência na gestão pública é uma demanda crescente por parte da população
João Luiz de Macedo Jr
É consenso de que a transparência é fundamental para a responsabilidade e o bom funcionamento da administração pública. E para que ela seja uma prática dentro das instituições o uso da tecnologia é essencial, facilitando ao cidadão tanto o acesso como a fiscalização em tempo real da prestação de contas dos gestores sobre os recursos públicos utilizados. Ampliando a confiança da população no sistema, estimula também a construção de uma cidadania ativa, que permite a maior participação da sociedade na tomada de decisões que impactam em suas vidas. Por ela se pode solicitar alvarás, acompanhar protocolos, marcar uma consulta, emitir guias e outras ações que facilitam a rotina do cidadão e melhoram a sua qualidade de vida. Ou seja, além de gerar dados e informações, a tecnologia também transforma a vida das pessoas
No Brasil, a transparência na gestão pública é uma demanda crescente por parte da população, e também uma preocupação por parte dos gestores. No início de 2024, foi divulgado o índice internacional “Previsão de Risco de Corrupção” (Corruption Risk Forecast), que aponta como os países são vistos em relação à transparência e integridade da administração pública. No quesito transparência administrativa, o índice colocou o Brasil no ranking geral de integridade pública em 34º e, em transparência, na 30ª colocação. Para seguir atendendo às necessidades sociais é preciso manter-se atento à inovação, integrando novas tecnologias para tornar o acesso à informação cada vez mais prático e objetivo.
Com a evolução das democracias em um mundo hiperconectado, a transparência é um ativo necessário para o bom trabalho de gestores públicos, que cada vez mais estão conscientes de que toda informação pública é de propriedade do cidadão e cabe à administração encontrar recursos tecnológicos para facilitar este acesso. Neste sentido, a implantação de tecnologias pode garantir a entrega de serviços, de forma totalmente online, com maior eficiência e fortalecer o processo de solidificação de uma cultura de transparência de informações. Armazenando informações úteis à população, os sistemas e softwares desenvolvidos para o setor são fortes aliados para organizar o fluxo de informação e processos, garantindo livre acesso a informações sobre a execução orçamentária e financeira de órgãos públicos.
Com a utilização de plataformas digitais seguras e acessíveis, além de substituir uma atividade feita manualmente por fluxos digitais, a administração pública promove um maior suporte para a automação de processos, armazenamento seguro de dados e maior agilidade na disponibilidade de informações para o público. O auxílio da tecnologia, além de minimizar os riscos de corrupção e promover um atendimento mais eficiente ao cidadão, fortalece a cultura da transparência - que tem como conceito esclarecer à população tudo que envolve o uso de recursos públicos.
O uso de tecnologia aplicada à gestão pública não só facilita o cumprimento da Lei da Transparência, sancionada em 2009, e a Lei do Acesso à Informação, em vigor desde 2012, como nutre a confiança e a participação cidadã. Sua implantação fortalece as instituições governamentais, impulsionando o desenvolvimento sustentável, e principalmente, possibilitando ao gestor público e a sua equipe de servidores - alinhados ao compromisso constante com a transparência - promoverem uma governabilidade responsável e de diálogo junto à sociedade.
João Luiz de Macedo Jr, diretor executivo da Equiplano Sistemas