O Brasil tem laços históricos e de amizade com povo do Líbano, relação que transformou o nosso país na maior nação libanesa do mundo. Os 12 milhões de libaneses e seus descendentes que vivem por aqui é maior do que os oito milhões de habitantes do país do Oriente Médio.

A explosão na área portuária da capital do Líbano, Beirute, na última terça-feira, colocou o país em luto e comoveu o mundo. O Líbano pede socorro e clama por solidariedade ao mesmo tempo em que cobra respostas pela causa do desastre que matou até a tarde de ontem 145 pessoas e feriu outras cinco mil.

O principal “suspeito” de causar a explosão é o nitrato de amônio, uma substância utilizada há décadas na produção de fertilizantes. O produto estaria armazenado em local inadequado no porto.

Dois dias depois da tragédia, a população de Beirute, que encantou o mundo no passado por sua beleza e charme, se une para tirar das ruas escombros e limpar as casas danificadas. Estima-se que 300 mil pessoas estejam desabrigadas. A “Paris do Oriente Médio” tenta acordar de um pesadelo, uma onda de destruição. Com um agravante: a tragédia acontece no pior momento econômico do Líbano desde a guerra civil, de 1975 a 1990. Entre os líderes mundiais, o presidente da França, Emmanuel Macron, foi o primeiro chefe de Estado a visitar o Líbano, depois do desastre. Macron deve coordenar a ajuda internacional, lembrando que o governo francês administrou o Líbano no início do século 20.

E os libaneses precisão de muita ajuda. Metade da capital foi destruída e o cenário, segundo afirmou o governador de Beirute, Marwan Abboud, é "apocalíptico", comparando às explosões nucleares em Hiroshima, 75 anos atrás.

O presidente Jair Bolsonaro disse que vai ajudar e já colocou uma aeronave à disposição da comunidade libanesa. A relação histórica entre os dois países pede que o socorro seja maior. Alimentos, remédios, a população de Beirute precisará de muito amparo. Solidariedade sempre foi a marca dos brasileiros e não falhará nessa hora.

A FOLHA deseja força e solidariedade ao povo do Líbano.