A Estrada Velha de Jataí, em Ibiporã, é a antiga “Estrada de Autos” projetada pela MacDonald & Gibbs engineers (1928-32). Seguia paralela aos trilhos da Companhia Ferroviária São Paulo Paraná-CFSPP.

O projeto da MacDonald & Gibbs era o reaproveitamento de antigo caminho de tropas. Da margem esquerda do rio Tibagi, seguia em direção ao sertão. Daí o traçado sinuoso, a meia encosta, acompanhando as características do relevo.

No alto, a “Estrada de Autos” fazia um pitoresco contorno. Sugeria a existência de uma barreira intransponível. Pois, nesse local seria instalada uma pedreira. Décadas depois, resultou num paredão de rocha de 250m de comprimento por 7m de altura.

Desativada a pedreira, permaneceu o espetacular paredão de rocha em arco. É visível da estrada. Sempre que passava, imaginava um potencial uso turístico cultural.

Assim, foi com surpresa que vi, nesta semana, a placa “Aterro” e caminhões de entulho entrando e saindo do local. Afastado da área urbana, local de vistas cênicas, junto a uma estrada histórica. Não haveria possibilidade de um outro uso além de simples mar de entulho? Ainda há tempo.

Humberto Yamaki, coordenado do Laboratório de Paisagem UEL