O índice de idosos no mundo cada vez se eleva mais. Londrina não é diferente.

Por causa da fragilidade que esses idosos podem apresentar, muitas vezes com sua imunização baixa, acabam ficando expostos ao vírus,

Por causa do coronavírus, as autoridades programaram que os idosos seriam os primeiros a participar da campanha de vacinação da gripe.

Portanto, os indivíduos com mais de 60 anos foram (seriam) os primeiros da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do coronavírus. Lembrando que isso não significa que a vacina ataque o coronavírus. Na verdade, ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), essa injeção impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus.

Sábado tivemos a vacina H1N1 para os idosos acima de 60 anos e qual não foi minha surpresa pela quantidade de veículos que surgiam nas intercessões das vias ditas “inicio e fim “ dando continuidade ao que seria uma fila correta. Pelas intercessões veículos adentravam a fila inicial, provocando nos motoristas que ali já se encontravam uma comoção de fúria.

Desciam do carro e começavam a provocar os demais, quando não, deixavam de ser aquele motorista gentil e tolerante que todos esperamos

Essas e outras manifestações emocionais implantadas no seu íntimo, caracterizam um transtorno de comportamento, que unindo-se às inseguranças, medos, problemas respiratório, tosse, muitos noticiários do crescimento da epidemia e preocupações sobre o que acontecerá com ele com os demais, acabam expondo a Síndrome do Vírus Coronavirus.

Contudo as causas do coronavírus são parcialmente conhecida pela população, porém, sabe-se pelo menos de que ela causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem como sintomas a tosse, febre e, em casos mais graves pneumonia. Causas essas meramente comum na vida das pessoas, todavia não sabem como lidar com os sintomas provocadas pelo coranavírus.

Já a Síndrome do Coranavirus, diante dessa tortura mundial, a pessoa não controla o transtorno do seu comportamento.

Outrossim, se por um lado, a Síndrome da Coronavírus é evidente, a falta de organização para o pleito da Campanha da Vacinação H1N1, neste sábado, foi inadmissível.

Julieta Arsênio, psicóloga em Londrina